Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Gestação tranqüila

24/12/2009

Colunista da Gambare!, o pediatra Moises Chencinski responde as principais dúvidas sobre gravidez e filhos de brasileiras que vivem no Japão.

A gravidez e os cuidados com o bebê recém-nascido são grandes preocupações para as mulheres que vivem no Japão e pretendem ter filhos. As dificuldades para falar com médicos japoneses durante o pré-natal e nas consultas pediátricas costumam assustar muitas brasileiras que não dominam o idioma japonês e algumas das perguntas básicas ficam sem resposta.

Para ajudar nessa busca por informação, o colunista da Gambare! dr. Moises Chencinski respondeu as principais perguntas sobre gravidez e cuidados com o bebê recém-nascido.

Médico pediatra e homeopata, o dr. Moises Chencinski lançou, em setembro, o livro Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego (foto ao lado), escrito em parceria com o ginecologista e obstetra Eliezer Berenstein. O livro traz dicas importantes sobre a gestação, parto e também sobre os cuidados com o bebê desde a maternidade até o primeiro ano de vida.

Confira, a seguir, algumas das respostas do dr. Moises.

Dúvidas sobre gravidez e recém-nascidos

Por que sinto enjôos e quando eles param?
Os enjôos gravídicos são causados pelos hormônios da gestação, até a décima segunda semana, quando lentamente eles desaparecem. As náuseas do primeiro trimestre são sintomas comuns à maioria das gestantes e tão populares que a jovem mãe, muitas vezes, os enfrenta com uma atitude positiva e resignada. Apesar de ser uma queixa razoavelmente freqüente, nem sempre as náuseas são sucedidas de vômitos.

Engravidei no Japão mas quero ter o bebê no Brasil. Quais os meses da gestação mais adequados para fazer essa viagem de avião?
Até a 34ª semana é seguro. Até a 36ª semana, pode, mas você já corre alguns riscos. Depois da 36ª semana, só acompanhada de um médico a bordo.

Preciso tomar algum cuidado especial durante o vôo?
Faça várias deglutições da saliva, aberturas amplas das mandíbulas ou até prender a respiração por alguns segundos na decolagem e no pouso para reduzir os efeitos da pressurização. Não fique imobilizada por muito tempo. As aeronaves atuais reduziram muito o espaço para os passageiros. Andar, esticar-se, alongar devia ser estimulado pelas aeromoças, mas parece que isso não é permitido pelas companhias aéreas. A vibração e as turbulências podem lhe trazer mais desconforto que aos outros passageiros. Mudar para os acentos colocados nas direções das asas pode aliviar a dor.

O que é aconselhável comer e beber durante a gravidez?
Aumente o consumo de fibras para evitar prisão de ventre. Ingira maior quantidade de frutas, verduras e legumes. Evite o consumo exagerado de doces, chocolates, tortas e folhados, pois o valor calórico desses alimentos é elevado, contribuindo com o ganho de peso. Substitua frituras e preparações à milanesa por assados, grelhados e ensopados. Procure consumir pelo menos uma fonte de cálcio por dia (ele pode ser encontrado no leite e em seus derivados, como coalhada, iogurtes e queijo fresco).

Posso comer peixe cru na gravidez?
Não se conhecem doenças transmitidas por peixes crus para grávidas.

Trabalho em fábrica e fico o dia todo em pé. Posso trabalhar normalmente durante a gravidez?
Seria recomendável que você usasse uma meia elástica de média compressão para evitar varizes e dores musculares nas pernas.

Uso a bicicleta para ir ao trabalho. Posso continuar a utilizá-la estando grávida?
Não. A bicicleta não é um meio de transporte seguro para as gestantes pois seus esforços "roubam" a circulação do útero.

É verdade que o bebê "sente" e ouve ainda no útero da mãe?
A partir de 16ª semana o bebê tem todos os sentidos necessários para sentir e ouvir. Não há trabalhos científicos sérios que possam nos desvendar estes mistérios.

Como vou saber que chegou a hora do parto?
Cada pessoa é única, nem sempre seu parto se iniciara exatamente como os textos ensinam! O parto verdadeiro pode ser precedido por um alarme falso. Inicia-se e pára, sem que haja qualquer doença nessa situação. Apesar da decepção da mãe, marido, médico e família, isso até pode ocorrer mais de uma vez. Portanto, relaxe.
Uma mulher que já teve filhos achará fácil distinguir se já é parto ou não. Mas, mesmo assim, pode ocorrer um início breve e uma parada depois. Se você teve um parto rápido no primeiro filho, é melhor dizer ao médico.
No alarme falso não há mudanças de dilatação do cólo e a parte mais baixa da apresentação do bebê pode ainda não ter descido. Por mais incômodas ou intensas que sejam as contrações, na ausência desses sinais de progresso o diagnóstico é de um falso trabalho de parto. Algumas vezes faz-se uma internação para observação por 6 horas.

O que dá inicio ao trabalho de parto?
Deveríamos nos perguntar por que se inicia aproximadamente 280 dias após o primeiro dia da ultima menstruação o trabalho de parto. Ninguém ainda hoje pode responder a essa questão tão simples e decisiva. Pelo endurecimento e relaxamento do abdômen, sabemos que as contrações do útero ocorrem irregularmente ao longo da gravidez (contrações de Braxton Hicks), mas, de repente, sem razão aparente, essas contrações indolores tornam-se regulares e dolorosas e se inicia o real trabalho de parto.A ciência faz hipóteses, mas na realidade ainda nada foi comprovado.

Quando posso retomar a vida sexual após o parto?
Se o parto foi via vaginal, após 40 dias. Se foi via abdominal (cesariana), após 10 dias.

O bebê acabou de nascer e parece que já tem dentes. Isso é normal?
Há algumas crianças que nascem com dentes e outros podem tê-los após 1 ano. Isso tudo pode ser normal. Em alguns casos, quando os dentes ficam muito moles, com risco de cair, pode haver a indicação da retirada deles.

O leite materno é o suficiente para alimentar o bebê?
O leite materno é suficiente, adequado e ideal para nutrir de forma mais do que satisfatória um bebê até o sexto mês de vida. A partir daí, outros alimentos podem ser introduzidos aos poucos, sem pressa, até que, com 1 ano de idade, a criança passa a comer a dieta da família (desde que ela seja adequada). Até 1 ano de idade considera-se a criança como lactente.

Como faço para o bebê arrotar depois de mamar?
Coloque-o no seu ombro, de pé, apoiado. Aguarde 2 minutos, batendo devagarzinho nas costas dele. Se ele não arrotar, deite-o de barriga para cima por 1 minuto e repita os 2 minutos apoiado em seu ombro. Se ele não arrotar, coloque-o para dormir de lado ou de bruços, sem travesseiro sob a cabecinha dele. Se arrotar, pode colocá-lo para dormir em qualquer posição.

Quando cai o umbigo? Como faço a limpeza dele?
A queda ocorre entre o 7° e o 15° dia de vida. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso, o que poderá retardar sua queda em até 25 dias, sem que isso represente um problema. Até 10 dias após a queda do coto umbilical, ele pode ter um pequeno sangramento ou secreção. Assim, a limpeza do coto deve ser realizada após cada troca de fralda e após o banho para evitar infecção, até 10 dias depois de sua queda. Lave o umbigo no banho com água e sabão. Depois enxugue bem. É possível ajudar o processo de cicatrização mantendo a área do umbigo limpa e seca.
Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês podem não gostar e reclamar devido ao contato da pele com o líquido frio (álcool). Lave as mãos antes de iniciar a limpeza do coto. Retire a fralda e umedeça as duas extremidades do cotonete com álcool a 70%. Passe o cotonete na base do coto, com movimentos circulares. Utilize a quantidade de cotonete necessária até que ele (o cotonete) saia limpo. Após limpar a base, passe também o cotonete com álcool a 70% no restante do coto umbilical.

O que posso fazer para amenizar as cólicas do bebê?
As cólicas são contrações das alças intestinais, ainda em fase de adaptação, que podem durar até três meses (cólicas do primeiro trimestre) e que apresentam algumas características comuns (entre as quais, a maior delas, é o desespero da família). Há algumas atitudes que você pode ter para auxiliar seu bebê:
- Faça massagens, com óleo amornado, na barriga do bebê, no sentido horário (do relógio) que é o caminho natural do trânsito intestinal.
- Aqueça a barriguinha de seu filho (pano aquecido, óleo amornado).
- Coloque-o na posição de bruços (facilita a eliminação de gases).
- Faça flexões das coxas do bebê sobre a sua barriguinha, para ajudá-lo a eliminar as fezes ou os gases.
- Dê um banho mais morno nele e acalme-o.

Chegou a hora de dormir… mas ele não dorme! O que fazer?
O recém-nascido, no primeiro mês de vida, dorme cerca de 18 a 20 horas ao dia. Com o passar do tempo, essa necessidade de sono diminui e ele passa mais tempo acordado, durante o dia. Evite que ele durma por períodos maiores do que quatro horas de dia, pois ele pode encurtar o sono à noite. E esse não é o seu sonho de felicidade, é?Muitas vezes é mais importante conhecer o que não fazer do que o que fazer. A criança pode não querer ir dormir porque isso representa uma separação das atividades do dia e até dos pais.Ligar a TV, levar para a sua cama e dar mamadeira até faz a criança pegar no sono, mas cria dependência. Durante algum tempo, isso pode até funcionar, até o dia em que se torna um problema. Eles se habituam e querem cada vez mais. Os pais podem ficar com a criança até que ela esteja sonolenta, mas devem sair do quarto antes que ela pegue no sono.Lembre-se que a partir do sexto mês, o bebê começa a dormir mais à noite do que durante o dia.

Se tivesse de dar apenas um conselho às futuras mães, qual seria?
Um só seria difícil, mas se eu pudesse, dividiria em duas partes (uma prática e uma mais geral). Em termos práticos, insistir no aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Cada criança que nasce traz em si a esperança. Se pudermos nos preparar adequadamente através de uma gravidez planejada, seguir um pré-natal regular, com acompanhamento médico e, após o parto, manter os cuidados para esse bebê, através de consultas periódicas, teremos uma chance maior de ver essa esperança florescer e gerar um ser saudável e íntegro, com um lindo futuro.

Como surgiu a idéia de escrever o livro?
Esse livro começou a ser gerado há muito tempo, através da observação das dúvidas constantes dos pais a respeito da gravidez, dos cuidados com a alimentação materna enquanto grávida e depois enquanto amamenta, com o umbigo do bebê, a vacinação.
Eu e o Dr. Eliezer oferecíamos cursos para gestantes e casais grávidos, abordando, em forma de vivência, esses e outros assuntos pertinentes a essa fase.
Por que não facilitar a vida de todos? A idéia nasceu e virou livro.

O dr. também compôs algumas das canções que acompanham o livro, em CD. É sua estréia nessa área?
Sim, foi a primeira vez que eu tive essa experiência. É bem mais fácil, para mim, atender meus pacientes no consultório. Compus a música Contrastes (interpretada pela Valéria Caram e a Maída Novaes, ambas do grupo Trovadores Urbanos) com o Eduardo Santhana e participei da composição da música Mamãe, mamar e amar com o Juca Novaes e o Eduardo Santhana (também do grupo Trovadores Urbanos). A sensação final foi muito positiva.

O sr. tem familiares vivendo no Japão. Já esteve no país? Pretende visitar?
Ainda não estive no Japão. Tenho cunhados (Cláudia e o Pierre) e um sobrinho (Breno que está completando 3 anos de idade agora) vivendo no Japão (no momento estão aqui no Brasil por esse mês). Conhecer o Japão é uma idéia tentadora, pela sua cultura, pelo seu povo, apesar de ser difícil pela minha pouca disponibilidade de tempo.


Este artigo foi publicado no site da Gambarê! (08/10/2008)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545