Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Os 5S e a Homeopatia: trajetórias semelhantes

01/12/2009

Assim como o método criado para organizar e melhorar a produção da indústria, a Homeopatia atua como uma estratégia de controle e gerenciamento da saúde, auxiliando o organismo a selecionar o que deve ficar e o que deve ser eliminado para se manter em equilíbrio.

A Homeopatia é uma especialidade médica criada em 1790 por Hahnemann, na Alemanha, e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, no Brasil, em 1980. Embasada cientificamente, tem se mostrado eficiente na conquista do equilíbrio e de uma melhor qualidade de vida do ser humano, agredido diariamente pela evolução desordenada do mundo moderno.

O 5S é um método gerencial criado no Japão, após o caos da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial da época.

Assim como o 5S, a Homeopatia busca o equilíbrio do indivíduo que, otimizando sua produtividade, contribuirá na geração de empresas mais saudáveis e lucrativas.

-SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO: "Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".
-SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO: "Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".
-SEISO - SENSO DE LIMPEZA: "Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".
-SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE: "Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene".
-SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA: "Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5s num modo de vida".

Ações do meio externo como clima, alimentação, poluição, agentes infecciosos interferem no nosso corpo, prejudicando funções essencias do ser humano como a concentração, disposição, digestão, sono, relacionamentos sociais, familiares, sexuais e laborais. A Homeopatia atua, nesse processo, como uma estratégia de "controle e gerenciamento" da saúde, auxiliando o organismo a selecionar o que deve ficar e o que deve ser eliminado ou modificado para atingir o equilíbrio desejado.

O desperdício de energia pode gerar desgaste de nossas funções a ponto de interferir no resultado final de qualquer processo desenvolvido em nosso corpo. O médico homeopata, através de uma consulta minuciosa e criteriosa, analisa os riscos e vislumbra caminhos para transformar essas situações inesperadas em questões previsíveis, em busca de um ritmo harmônico, ideal, priorizando as funções mais importantes, sem esquecer do homem como um todo, como um ser indivisível (mente, corpo e força vital).

No 5S: Melhor que limpar é não sujar. Na homeopatia: É melhor prevenir do que remediar. A idéia de manter o nosso organismo bem cuidado (house keeping), curando o ser de dentro para fora, dos órgãos mais nobres para os menos nobres, eliminando o que possa colocar em risco a integridade e a eficiência do ser humano é um dos S mais importantes da homeopatia.

Binômios como custo-benefício, tempo-dinheiro, meios-fins estão no foco de todo empreendimento bem sucedido. A homeopatia é um sistema terapêutico abrangente, de baixo custo, que proporciona ao indivíduo uma melhoria gradual, contínua e definitiva não só dos seus sintomas, mas também, de sua qualidade de vida, refletindo de forma positiva no âmbito pessoal, familiar, social e no trabalho.

Um dia depois do outro, caminhando a passos firmes na busca de um equilíbrio suave e duradouro. Esse seria o kaizen da homeopatia: Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.

Você já tinha analisado a sua saúde desta forma ?


Resumindo:
Homeopatia: Uma escolha responsável.
A homeopatia é um sistema terapêutico abrangente, de baixo custo e que propicia melhoria gradual, contínua e definitiva da saúde do indivíduo, refletindo de forma positiva nos âmbitos pessoal, familiar, social e no trabalho.
É uma especialidade médica embasada cientificamente, que visa, com estratégia de controle e gerenciamento da saúde como um todo, otimizar a qualidade de vida de cada um.
Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje: esse é o kaizen homeopático.


Dr. Moises Chencinski é médico homeopata e pediatra.
Artigo publicado na Revista Vencer! - edição de aniversário - Nº 96 - setembro/2007 - pg. 66, no site Minha Vida (30/09/2009), no site Medicina, Saúde & Vida (16/11/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545