14/01/2010
Corpo em equilíbrio
O estresse e o sedentarismo influenciam na sua saúde muito mais do que você imagina. Saiba como viver longe de doenças
Por Silvia Caseiro
A homeopatia defende que nada acontece isoladamente no corpo. "São inúmeros fatores que causam as doenças: má alimentação, estado imunológico comprometido, estresse, sono insuficiente, sedentarismo e falta de lazer. Em conjunto, as chances de adoecer aumentam muito", alerta o médico homeopata Yechiel Moisés Chencinski.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, sedentarismo é a causa de 22% das doenças coronarianas. A "lei do menor esforço", reforçada pela evolução tecnológica, reduz o consumo energético do corpo. Hábitos como trabalhar sentado, exercitar-se pouco, alimentar-se inadequadamente e até facilidades como o manuseio do controle remoto da televisão vão tornando a estrutura física menos funcional. Somando isso à poluição, problemas emocionais e ao estresse causado pelo trânsito, é possível entender porque a qualidade de vida das pessoas é cada vez mais baixa.
Para evitar o aparecimento de doenças é necessário conhecer o corpo e estar sempre atenta às mudanças. Dessa forma, fica mais fácil identificar quando estamos em processo de adoecimento. "Você sabe me dizer, com certeza, quantas vezes foi ao banheiro na semana passada? Nosso ritmo de vida é tão intenso que não paramos para nos observar", analisa Chencinski.
"A doença nada mais é do que o movimento do corpo em direção à cura de outras enfermidades presentes. Ou seja, para equilibrar um lado ele desequilibra o outro. Quando isso acontece, com a saúde debilitada, as funções do organismo não conseguem retomar o estado de harmonia", explica o médico. "O organismo tem uma sabedoria natural e é necessário aprender sua língua para manter o corpo sempre equilibrado", conclui.
Este artigo foi publicado no site DNA Mulher (18/10/2007) e no site Jornal Livre (29/05/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545