Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Você conhece a homeopatia? - É verdade que medicamentos homeopáticos não causam efeitos colaterais?

06/01/2010

Em primeiro lugar, é interessante esclarecer o que é o efeito colateral de um medicamento. O efeito colateral é um efeito diferente daquele efeito principal responsável uso terapêutico do fármaco; assim, um efeito colateral pode ser benéfico ou indiferente e não necessariamente adverso ou indesejável.

Há medicamentos que são utilizados para cessar os vômitos que apresentam, como efeito colateral, o aumento da produção de leite materno. E esse medicamento contra vômitos pode ser utilizado exatamente por seu bom efeito colateral . Esse efeito também pode ser atingido pelo medicamento homeopático. Quando se trata um paciente, através da busca de seu equilíbrio, uma vez com o tratamento adequado, o indivíduo retoma seu estado de saúde e, muitas vezes, observa e vivencia mudanças positivas em queixas que não foram aquelas que motivaram a consulta.

A dúvida real é se o medicamento homeopático pode provocar um efeito colateral indesejado ou, como pode ser lido nas bulas dos remédios alopáticos, um efeito adverso. Nesse caso, a resposta é não. Como o medicamento homeopático é descrito em todas as suas possibilidades de ação nos campos mental, geral e local, as suas ações são sempre conhecidas e esperadas. Algumas vezes, quando o medicamento receitado tem sua potência energética um pouco elevada, o paciente pode passar por uma discreta e transitória agravação de seus sintomas para depois evoluir de forma suave e harmoniosa para o equilíbrio.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545