20/02/2010
Decifrando todas as suas dúvidas referente a homeopatia
Diálogos freqüentes em consultórios homeopáticos (pelo menos, no meu acontece com certa regularidade).
- Deixa eu ver se eu entendi. Tudo aquilo que não é alopatia, vendido nas farmácias "normais", é homeopatia ?
- Não.
- Ah, então homeopatia são aqueles chazinhos ?
- Não.
- Então são aqueles remedinhos com gosto de álcool que são feitos a base de flores ?
- Também não.
- Hummm ..... Então ...... !#!!%!$(*&!&@
Seguindo a mesma idéia inicial, confundem-se muitos conceitos e colocam-se, no mesmo pacote, coisas que parecem iguais, mas não são. Assim, todos os medicamentos utilizados no tratamento de doenças, mas que não são da alopatia e são naturais são englobados, equivocadamente, como homeopatia.
Cada uma destas formas terapêuticas tem sua aplicação e seus limites e devemos saber como e quando utilizar cada um destes instrumentos de cura. Independente de qual forma terapêutica se utilize, esta deve ser prescrita, receitada, indicada, APENAS pelo profissional da área. Nunca use a receita de seu amigo, da sua vizinha, da prima, ou por ter lido algo interessante, que parece que serve para você, em livros para leigos, sobre qualquer um destes assuntos.
Até 1980, a Homeopatia carecia do reconhecimento pelos órgãos oficiais médicos do País e era conhecida como terapia alternativa. Enquanto algumas dessas outras especialidades não forem reconhecidas oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina, continuarão sendo práticas terapêuticas não médicas, alternativas, com riscos a serem considerados.
Entre elas, a única reconhecida como especialidade média é a acupuntura (que faz parte da Medicina Chinesa). Apesar de mexer com o fluxo de energia não utiliza medicamentos para isso e sim agulhas. Ela busca o equilíbrio através de estímulos ou sedação de alguns pontos específicos, conforme o caso, desbloqueando a passagem da energia e permitindo sua circulação e distribuição pelo organismo.
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária. Para saber se a acupuntura é adequada para o seu caso específico, procure um médico acupunturista.
No mês que vem, vamos falar sobre as outras práticas, não médicas, que se confundem com a homeopatia (florais de BACH, fitoterapia e terapia ortomolecular).
Este artigo foi publicado no Site Minha Vida em 19/11/2007, no site Plena Mulher (08/04/2010).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545