13/04/2010
Tratamento é prescrito para todas as idades
A homeopatia visa tratar o indivíduo como um todo e não apenas seus sintomas ou doenças. Segundo o pediatra e homeopata Dr. Yechiel Moises Chencinski o foco do tratamento homeopático é a manutenção do equilíbrio do paciente. O profissional acredita que é uma forma de cura holística, que vê o indivíduo como um todo, que leva o paciente a um resultado suave e duradouro. O tratamento é barato e pode ser usado com qualquer outro tipo de medicamento. Ele conta que em alguns casos, ela pode ser empregada isoladamente ou pode ser associada a outras formas de tratamento como acupuntura, fitoterapia e até alopatia. Moises acrescenta que esta alternativa é mais uma forma de auxiliar as pessoas a se recuperarem de doenças e a permanecerem saudáveis, independente de qualquer faixa etária.
No caso dos bebês, as cólicas, o regurgitar ou as alergias respiratórias como rinite e bronquite são situações em que o medicamento homeopático encontra sua utilidade. O profissional acrescenta que também pode ser usada em infecções nas crianças ou transtornos de atenção e agitação na fase pré-escolar.
Há casos em que se pode prescrever a homeopatia isoladamente, independente da doença ser grave ou não, porém Moises coloca que cada caso deve ser analisado individualmente. Ele lembra que quem receita é um médico que, além do conhecimento tradicional agrega às possibilidades da utilização de medicamentos homeopáticos.
O homeopata receita ao seu paciente o tratamento mais adequado, "quer seja só a homeopatia, quer seja associado a algum outro tipo de tratamento", explica. Para ele, se deve levar em conta os antecedentes familiares para analisar os potenciais agravos à saúde de uma criança. Outros fatores são consultas criteriosas e uma orientação completa como nutricional, vacinal, higiênica, entre outros.
O profissional ressalta que a amamentação materna até o 6º mês de vida é um dos mais potentes medicamentos preventivos que a natureza oferece. "Só com essa medida, já podemos prevenir muitos problemas de alergias alimentares, respiratórias, infecções e outros quadros que podem afetar o desenvolvimento adequado de uma criança", conta. As vacinas também são fatores fundamentais na prevenção e manutenção da vida e da saúde dos pequenos.
Este artigo foi publicado no site Jornal Comunicando (08/08/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545