01/04/2010
... além de adoçar alguns alimentos (sucos, iogurtes, mamadeiras, etc), o mel costuma ser utilizado pelas mães e avós para aliviar a tosse de resfriados e para ajudar a soltar o intestino dos bebês ?
A oferta de mel deve ser evitada abaixo de 1 ano de idade por ser um dos possíveis agentes causadores do botulismo infantil (de origem, preferencialmente, alimentar).
A criança nesta faixa de idade não produziu, ainda, sua flora (microbiota) de proteção intestinal, o que favorece a doença, em caso de intoxicação.
O botulismo é uma doença causada pela ingestão de neurotoxinas presentes em alimentos contaminados com a bactéria Clostridium botulinum (esporos).
Estes esporos podem ser encontrados não só no mel, mas também em conservas de vegetais, principalmente caseiras (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – "enlatados e embutidos"); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos e, raramente, os alimentos industrializados.
Assim sendo, estes alimentos também devem ser evitados em crianças abaixo de 1 ano de idade.
Para maiores informações sobre o mel e o botulismo, acesse o Boletim Epidemiológico Paulista (janeiro de 2.006) e o Manual das doenças transmitidas por alimentos, ambos do site do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo).
Também podem ser encontradas informações interessantes no site da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde - SSI-Saúde - que é uma unidade administrativa da Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal.
Publicado no Guia da Semana em 20/06/2008, no site i-Todas (26/08/2008) e no site do Jornal da Mulher (04/09/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545