01/05/2010
Clima favorece proliferação de doenças como catapora
Variações de temperatura e umidade são as condições ideais para a proliferação de vírus. Além da gripe, médicos confirmam o aumento de doenças como catapora.
O organismo sofre com as variações no clima. Calor e frio no mesmo dia e o aumento repentino da umidade do ar são fatores que favorecem a proliferação de doenças.
O tempo seco resseca as vias respiratórias, facilitando a entrada dos vírus e bactérias no corpo. "Nessa situação as pessoas adoecem com mais facilidade, têm quadros respiratórios de gripe e doenças infecto-contagiosas", afirma o médico pediatra Moisés Chencinski.
As doenças mais comuns nessa época são as respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite, asma, resfriado e gripe, e também doenças infecto-contagiosas, como rubéola, caxumba, sarampo e catapora.
Na rede pública de saúde há vacinas disponíveis contra a maioria das doenças tópicas desra época do ano, mas para se proteger da catapora é preciso pagar. Em média, uma dose da vacina custa R$ 150. "É uma vacina que, para a rede pública, por enquanto é cara", admite Checinski. "O ideal seria mesmo que toda a população pudesse ter acesso a ela".
As irmãs Gabriela e Mariana não foram vacinadas contra a doença. No ano passado, nessa mesma época as duas pegaram catapora. "Essa vacina não consta nem na carteirinha. O pediatra até avisou quando elas nasceram, mas você acaba esquecendo quando elas atingem a idade certa", diz a mãe das meninas, Carla dos Santos.
Por causa do surto do ano passado na escola das meninas, desta vez teve vacinação. "Este ano, quase ninguém pegou, porque todo mundo já tinha vacinado", conta Mariana.
Essa matéria foi veiculada no Jornal Hoje (11/11/2008), no site HC News - Paraná (11/11/2008), no site Renata Victor Online (12/11/2008), no site Piauí Notícias (12/11/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545