30/05/2010
Para algumas mulheres todo mês é o mesmo sofrimento. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge grande parte da população feminina, traz uma série de desconfortos e muitas são obrigadas a conviver com esse incômodo mensal. Porém, o que grande parte não sabe, é que existem quatro tipos de TPM.
Quem sofre do tipo A costuma ter ansiedade; já a do tipo C, acarreta compulsão alimentar, principalmente, por doces e chocolate. A do tipo D normalmente aparece na forma de sintomas depressivos durante os quinze dias da menstruação. Ainda tem o H, que traz inchaço e dor nos seios, além de dores de cabeça, gazes e dores nas pernas.
Mas segundo o homeopata e autor do livro "Homeopatia – mais simples do que parece", Moisés Chencinski, a TPM não se resume somente nesses quatro tipos de problemas. "Em alguns casos, existe uma mistura de sintomas dos tipos e alguns que não estão descritos, especificamente, em nenhum deles, como baixa produtividade, hostilidade, choro fácil, fadiga e ganho de peso".
Na primeira metade do ciclo, a mulher se apresenta mais ativa, mais preocupada com sua aparência, com humor estável e mais preocupada com o trabalho do que com a casa. Na segunda metade do ciclo, por causa do domínio da progesterona, a mulher prefere não se expor, fica mais introspectiva e sensível, e aumenta sua preocupação com o lar.
Para quem sofre de TPM uma possibilidade de tratamento é a homeopatia, que permite a realização de um trabalho individualizado em que se trabalhe com uma forma de tratamento de acordo com as queixas específicas de cada paciente, fazendo que o tratamento se adapte a sua rotina. Os medicamentos homeopáticos são baratos, porém só devem ser usados com prescrição de um homeopata.
Essa matéria foi publicada no site do Jornal ESHoje - Mulher - Espírito Santo (14/04/2009).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545