Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Meu filho está preparado para a escolinha?

10/06/2010

O início da vida escolar é difícil para a mãe e para o filho, mas não precisa ser uma separação traumática.
Glycia Emrich


Deixar seu filho pequeno em um lugar estranho, com pessoas desconhecidas parece ser o fim do mundo. Mas esse é apenas o primeiro passo para um momento superimportante para você e para ele.

Qual é a hora certa de mandar meu filho para a escolinha?

Não existe um consenso em quando essa separação precisa acontecer. Mas não adianta ficar adiando com medo da reação que seu filho pode ter. "Não imagine que na idade ideal não haja sofrimento, riscos, perdas. Isso pode acontecer em qualquer idade, ideal ou não", avisa o pediatra e homeopata Moisés Chencinski.

O especialista dá dicas de como perceber se a hora de ir para escolinha está chegando. "A partir do momento em que haja a consciência do outro, a criança já pode ir à escola, pelo menos por meio período. Esta consciência pode ser demonstrada pelo desejo de contato, pelo ciúme, pela possessividade, pela insegurança no contato com outra criança", sugere o pediatra.

Como posso convencer meu filho a ir para a escola?

"Uma criança que cresce amada, respeitada e apoiada vai encarar com mais naturalidade a sua ida para uma escola. Sem que isso seja visto como uma separação e sim como uma evolução natural do processo de viver", explica Moisés Chencinski.

É importante não esconder nada da criança para que ela não perceba que está indo para a escolinha apenas quando chegar lá. "Ela se sentirá enganada, insegura em relação aos adultos que devem ser seu ponto de apoio, seu porto seguro", afirma o especialista.

Meu filho foi para a escola uma vez e não quer mais voltar. O que faço?

Não tenha pressa em fazer com que seu filho acostume com a escolinha. Se for preciso, vá aos poucos, respeitando o tempo dele. "A adaptação pode ser gradual, sem pressa. Você pode levar seu filho apenas algumas vezes por semana ou por um período mais curto. Isso até a criança se sentir mais segura e independente", garante o pediatra.

O que prestar atenção na hora de escolher a escolinha?

Escolher a escola com calma e cuidado ajuda você a não se frustrar com suas expectativas. Um lugar perto de casa, indicado por pessoas próximas, ajuda a criança na adaptação, pois evita o desgaste de se locomover por muito tempo e deixar a ida à escola muito estressante.

Outro ponto importante é que isso evita que você dependa de tios, avós ou babás para levar seu filho na escolinha. "Na fase inicial é fundamental não depender de outras pessoas", garante Moises.


Essa matéria foi publicada no site Ig - Delas (23/05/2009), no blog O Sapo & a Princesa (15/10/2012).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545