Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Homeopatia traz equilíbrio

10/07/2010

Cura acontece de dentro para fora

A homeopatia visa tratar o indivíduo como um todo e não apenas seus sintomas ou doenças. Segundo o homeopata Yechiel Moises Chencinski o foco do tratamento homeopático é a manutenção do equilíbrio do paciente. O profissional acredita que é uma forma de cura holística, que leva o paciente a um resultado suave e duradouro, barato, e que pode ser usado com qualquer outro medicamento, independente da doença ser grave ou não.

De acordo com a homeopata Neiva Regina Rosa Milani, alguns médicos fazem uso de medicamentos extraídos dos três reinos da natureza: mineral, vegetal e animal. Os remédios são preparados a partir de sucessivas diluiçõe . Por esta técnica se extrai a energia vital da matéria. Ela explica que os medicamentos são energéticos e não se observa efeitos colaterais nocivos, como acontece com os químicos. "As reações durante o tratamento são agravações benignas, demonstrando que o organismo está reagindo em direção à cura", conta.

Neiva salienta que o remédio químico não cura, ele suprime os sintomas que desaparecerem por determinado tempo, retornando periodicamente ou se manifestando em órgãos mais profundos como doenças mais graves.

A profissional acrescenta que o químico tem o seu lugar em certas situações de urgência, quando o remédio energético ainda não foi encontrado.

Moises conta que em alguns casos a homeopatia pode ser empregada isoladamente e em outros, associada às outras formas de tratamento, como acupuntura, fitoterapia e alopatia. Ele lembra que quem receita homeopatia é um médico que, além do conhecimento tradicional agrega às possibilidades da utilização de medicamentos homeopáticos.

Para Neiva, a doença não começa no órgão. Ela inicia em um nível mais profundo que é a energia vital, "esta energia desequilibra por fatores herdados e pelo sofrimento", explica. Ela lembra que só podemos curar uma pessoa conhecendo os transtornos que ocorreram durante sua vida e como reagiu a eles. A cura acontece de dentro para fora, dos sintomas mais profundos (os emocionais), para os superficiais (os físicos).

Moises coloca que o homeopata receita ao seu paciente o tratamento mais adequado, "quer seja só a homeopatia, quer seja associado a algum outro tipo de tratamento". Para ele, se devem levar em conta os antecedentes familiares para analisar os potenciais agravos à saúde. Outros fatores são consultas criteriosas e uma orientação completa, nutricional, vacinal, higiênica, entre outros. Ele acredita que a homeopatia é mais uma forma de ajudar as pessoas a se recuperarem de doenças e a se manterem saudáveis, independente de qualquer faixa etária.


Este artigo foi publicado no site do Jornal Corpus (20/09/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545