Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Revista Malu

08/07/2010

NOVA GRIPE - Homeopatia resolve?
Texto de Gisele Peralta


Com a preocupação de fortalecer o organismo e evitar a gripe suína, muitas pessoas recorreram à homeopatia e especificamente ao uso do Influenzinum, remédio vendido nas farmácias homeopáticas, que tem como base o vírus influenza da gripe asiática (H2N2).

O médico Yechiel Moises Chencinski, especialista em homeopatia pelo centro de Estudos, pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia (CEPAH), esclarece alguns pontos importantes sobre sua utilização.

COMO FUNCIONA: "a homeopatia não trata doenças, mas indivíduos, que reagem de formas próprias, com características particulares. Uma pessoa tratada pela homeopatia tem condições de reagir melhor a estímulos que causem doenças, enquanto o quadro existe, e a se curar melhor, quando isso for possível", alerta.

PROTEÇÃO CONTRA O H1N1: segundo Chencinski, no momento, nenhum medicamento homeopático protege contra a gripe A. "O Influenzinum tem como base o vírus influenza da gripe asiática (H2N2). Dessa forma, não é um medicamento específico para essa pandemia (gripe suína). Isso vale para outros preparados ditos preventivos, que seriam utilizados para aumentar a imunidade", garante.

Métodos seguros de prevenção

Lavar as mãos - Evitar compartilhar copos, pratos e talheres - Usar lenços descartáeis para conter espirros - Fugir de aglomerações - Não sair de casa com quadros suspeitos (febre, dor de garganta, tosse e dificuldade respiratória) - fazer uma alimentação equilibrada - Hábitos de vida saudáveis.

"A homeopatia criteriosa é eficaz no tratamento de pacientes com o quadro da gripe, assim como em qualquer tipo de patologia. Não se pode atribuir a característica de resolver tudo, porque isso não acontece", afirma o homeopata.


Essa matéria foi publicada na Revista Malu, setembro de 2009.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545