Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

São muitas questões...

03/07/2010

Especialista escreve a respeito dessa fase cheia de dúvidas na adolescência

Não tem como negar a preocupação - por sinal, justa - dos pais quanto ao desenvolvimento de seus filhos. E isso vale para tudo, tanto para a questão intelectual quanto para a questão física.

Até uma determinada idade, os pais acompanham os filhos nos banhos, na escolha das roupas e suas trocas, enfim, na sua intimidade física. Até que surge um choque... a primeira porta trancada.

Calma, muita calma nessa hora.

Isso tem uma razão clara. As crianças se tornam adolescentes e com isso aflora uma necessidade de privacidade. Não é mais tão "normal" aparecerem sem roupa na frente dos pais.

Nas consultas médicas, o pediatra (agora o hebiatra) faz o acompanhamento desse desenvolvimento. Por isso, muitas meninas nessa idade preferem mudar de médico, passando o acompanhamento para uma médica (pediatra, hebiatra ou ginecologista). Não estranhe.

Nesta fase, é importante também que os pais passem a perceber o desenvolvimento físico dos filhos, comparando-os aos amigos da mesma faixa etária.

Só fique atento em um detalhe. O desenvolvimento puberal pode ser muito semelhante do ponto de vista familiar (avó, mãe e filha, por exemplo) e muito diferente em adolescentes de mesma idade cronológica, mas com "idades hormonais" não tão compatíveis.

Por exemplo, meninos e meninas de mesma idade têm desenvolvimentos de peso e estatura diferentes. Mesmo as meninas na mesma classe podem apresentar evoluções variáveis.

Se julgar necessário, o médico poderá pedir alguns exames para a avaliação adequada da fase de desenvolvimento puberal de seus pacientes adolescentes. Dosagens hormonais, radiografias de punho (para avaliar a idade óssea) são exemplos mais comuns desses exames. Saibam que, se for necessário, o médico saberá o momento mais apropriado para solicitá-los.

Simplificando o "mediquês"

Além da letra quase ilegível, situação quase resolvida com o advento da informática e a utilização da receita impressa no computador (que muitos ainda resistem em usar), o adequado atendimento médico esbarra em outra dificuldade: o idioma.

Não estou falando da língua pátria, o português, mas sim do mediquês.

Esse é um dialeto falado e compreendido quase que exclusivamente só por médicos, inclusive um dos mais famosos e conhecidos: o Dr. Google.

Então, vou tentar "traduzir" alguns termos que serão usados a seguir nesse texto, repetido durante as consultas, para que todos possam participar e entender o que estamos falando. Conforme forem aparecendo outros, eu coloco a explicação.

Telarca é o desenvolvimento do broto mamário.

Pubarca corresponde ao aparecimento dos pelos.

Menarca é só a primeira menstruação.

Adolescência é a etapa do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta.

Puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas.

Então, no mês que vem, vamos conversar sobre esse desenvolvimento sexual, usando outro mecanismo facilitador de compreensão: tabelas e gráficos.

Mas não se preocupem. Esses têm legendas.Até outubro.


Esse artigo foi publicado no Guia da Semana - Teen (10/09/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545