Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Vermes não tiram férias

19/07/2010

Cuidado: os vermes não tiram férias, confira as dicas de prevenção

As férias de verão estão chegando e com elas as viagens e mudanças de hábitos. Quem vai se preocupar, na praia, de onde vêm e como são conservados aqueles espetinhos ou camarõezinhos que ficam se "bronzeando", enquanto passeiam nas barraquinhas à beira-mar? Entre algumas das ameaças à nossa saúde, um deles merece ser abordado por várias razões: a verminose.

Além de serem frequentes (com ou sem sintomas) entre as crianças (inclusive as nossas, em casa), vários mitos foram criados sobre o assunto (tem que tomar remédios para vermes todo começo de ano, os exames não pegam os vermes, falsos sintomas de verminoses etc).

Vale lembrar que a imensa maioria das verminoses é transmitida por alimentos (quadro conhecido em saúde pública pela sigla DTA - Doenças Transmitidas por Alimentos).

Quem não se lembra das aulas de biologia, onde se classificavam estes bichinhos? Sei. Você não lembra. Eu também não me lembro muito bem. Mas sei que alguns deles, que são visíveis a olho nu, sem necessidade de microscópio, podem aparecer na sua casa, na cama do seu filho ou no chão do quarto, ou ainda na salada. Arghhh!!! Parece filme de terror!

Como se pega?

As verminoses são transmitidas por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos não higienizados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc). Menos frequente é a contaminação pela poeira (lombriga) e através da penetração direta pela pele - "sola dos pés" - como no caso do amarelão e da esquistossomose.

Como se evita?

- Lave bem as mãos sempre que usar o banheiro ou antes das refeições;
- Conserve as mãos sempre limpas, unhas aparadas, evitando colocar a mão na boca;
- Coma somente em lugares limpos e higiênicos;
- Lave bem os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus;
- Use água filtrada ou fervida na preparação das refeições e para ingestão;
- Cozinhe adequadamente carnes bovinas e suínas. Coma apenas carne bem passada;
- Evite deixar os alimentos expostos, proteja-os contra a poeira, moscas e outros animais;
- Ande somente calçado;
- Não deixe as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída;
- Mantenha limpa a casa e o terreno em volta, evitando a presença de moscas e outros insetos.

Como se trata

Os medicamentos servem para tratar doenças que existem. Assim, dar remédio contra vermes no começo do ano para "prevenir" é um hábito antigo, inútil, além de não ter nenhuma base científica.

Os remédios para tratamento de verminoses não dão imunidade, não funcionam como vacinas. Por esta razão, se você medicar seu filho e após 10 dias ele entrar em contato com os ovos de lombriga (através de água ou alimentos contaminados) ele desenvolverá a doença verminose.

Quando há suspeita da presença de vermes em um indivíduo (ou através de sintomas indicativos ou pela eliminação visível do verme - arghhh de novo - ou por contato com pessoas contaminadas, por exemplo) deve-se fazer o exame parasitológico de fezes (se possível em três amostras, para aumentar a positividade) e tratar, apenas, quando houver a confirmação de qual o tipo presente. Em alguns casos, uma dose única (ou um tratamento de alguns dias) é suficiente e em outros é necessário repetir este tratamento após 10 a 15 dias.

Na maioria dos casos, é interessante tratar também a família e todos as pessoas que moram ou trabalham na casa.


Essa matéria foi publicada no site Bolsa de Mulher - 0 a 1 ano (26/11/2009), no site Bolsa de Bebê (17/03/2010).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545