Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Lonely Planet - Viajando para a Índia

05/08/2010

"Vou acompanhar meu marido durante um estágio de alguns meses na India e levaremos junto nossos dois filhos, de 7 e 10 anos. É a primeira vez que iremos com nossos filhos para o exterior e sabemos que a India é um país muito peculiar. Que tipo de cuidados devo ter com as crianças"?
Sônia Martins – Ribeirão Preto - SP.


Assim como a variedade cultural, a diversidade idiomática e religiosa, os contrastes sociais e de saúde podem ser considerados como as características mais marcantes da Índia (na Ásia), maior país democrático do mundo, 7º em extensão e 2º em população.

A Índia (ao lado da China) é um dos países com o maior crescimento nos últimos 20 anos, mas tem mais de 1/3 da população abaixo da linha da pobreza e a desnutrição atinge 42% da população infantil.

O rio Ganges, que passa por várias cidades, é muito pior do que o nosso Tietê (que já não é lá essas coisas) em termos de salubridade (despejo de esgotos, pesticidas e produtos químicos industriais). Bombaim é considerada a 5ª pior cidade do mundo em termos de poluição ambiental (97% de ar inadequado).

AIDS, tuberculose, leishmaniose, malária e cólera são algumas das ameaças comuns à saúde de todos na Índia.

Pelo exposto, entre em contato com o Centro de Medicina dos Viajantes que deve haver em sua cidade para conhecer as principais medidas de saúde, de forma geral, que podem ser tomadas em cada tipo de viagem (vacina de febre amarela, por exemplo, é obrigatória).

Em São Paulo, essa consulta pode ser marcada no Instituto Emílio Ribas (Núcleo de Medicina do Viajante - 11-3896-1366) e no Hospital das Clínicas (11-3069-6392), ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Tomar cuidado com a água e evitar saladas cruas e frutas com casca normalmente são medidas que ajudam a evitar as doenças mais comuns.

Bna ytraura (boa viagem) e namastē.


Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545