Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Acupuntura e homeopatia: especialidades diferentes

26/09/2010

Apesar de não ter tratamento medicamentoso, mas por mobilizar estímulos energéticos, a acupuntura também é confundida com a homeopatia.

Junto com a homeopatia, a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica. Trabalha a energia do paciente de forma global. Mas, as semelhanças param por aqui.

Conheça um pouco mais sobre essa prática terapêutica que pode ser utilizada em conjunto com a homeopatia para benefício dos pacientes.

O que é acupuntura ?

A acupuntura é uma prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa, usada há mais de 4000 anos no Oriente e agora difundida no Ocidente. A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos (meridianos ou canais de energia) passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.

É um tratamento que busca equilibrar o organismo através da inserção, em pontos específicos da pele, de agulhas especiais. Pode-se também utilizar conforme o caso, estímulos térmicos ou de outros tipos, tais como Laser de baixa intensidade, ventosas, etc. Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

De uma forma feral, como age a acupuntura ?

Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo. Ficará a critério do médico acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as desarmonias e características do paciente.

Para quê serve a acupuntura ?

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária. Para saber se a acupuntura é adequada para o seu caso específico, pergunte ao seu médico acupunturista.

Quem pode e quem não pode usar a acupuntura ?

De um modo geral todas as pessoas que sofrem de stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, os problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Acupuntura é efetiva e cientificamente comprovada, constituindo-se como um método terapêutico. Nas mãos de pessoas inabilitadas, incapazes de um diagnóstico preciso e de uma indicação adequada para o tratamento, pode agravar as doenças pré-existentes ou desencadear o aparecimento de outras. Quando realizada por médicos especialistas, não foram demonstrados quaisquer efeitos colaterais, a exemplo dos encontrados nos medicamentos de um modo geral.

Links para acupuntura

Site da Associação Médica Brasileira de Acupuntura
Site geral sobre acupuntura
Site sobre acupuntura do Dr. Hong Jin Pai


Essa matéria foi publicada no site Plena Mulher (03/09/2010)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545