Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amigo-Pediatra

05/09/2010

Imagine-se organizando uma festa... Muito antes da data marcada, você escolhe o local, o Buffet, a roupa,o maquiador, o DJ. Enfim inúmeros profissionais para deixar tudo impecável, certo? Quando se trata de um bebê frágil e indefeso esses cuidados devem ser ainda maiores. Já que para deixar tudo prontinho para a chegada dele você deve escolher o obstetra, fazer o pré-natal, decorar o quartinho, comprar enxoval e fraldas e até mesmo decidir quem vai ser o pediatra, que cuidará da saúde dele desde o primeiro instante de vida.

É isso mesmo! Apesar de pediatra significar "médico de criança" e você ter apenas uma barriga ainda, é importante que você o conheça bem para definir se o seu filho estará bem atendido. Então, mãos à obra! É hora de começar a selecionar. Para ajudá-la, o pediatra Dr. Moises Chencinski, explica as formas mais eficazes de avaliar esses médicos que em breve serão fundamentais em sua vida.

Gravidez Absoluta - Por que é tão importante conhecer o pediatra do bebê antes mesmo do parto?
Dr. Moises Chencinski - A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza e orienta, como prática saudável, a busca do pediatra lá pela 32ª semana de gestação, para estreitar o vínculo entre profissional-família. Fica mais fácil acompanhar o final da gravidez e assistir o bebê logo após o parto. Também é o momento de esclarecer as principais dúvidas dos pais. Durante o pré-natal, além da orientação sobre a evolução do bebê na gravidez e sobre os cuidados com o recém-nascido, os pais podem saber o que faz de seu filho um ser único e especial.

Gravidez Absoluta - Como escolher o pediatra?
Dr. Moises Chencinski - O mais comum é ouvir indicações de amigos, familiares, do plano de saúde, fazer uma pesquisa na internet. Após selecionar alguns nomes, deve-se avaliar seus horários de trabalho, a localização do consultório, formas de contato (telefones do consultório, da residência, celulares, bips, e-mails, sites). É importante que os pais se sintam seguros com o pediatra, se sintam confortáveis com sua aparência e seu local de trabalho. O conhecimento mútuo entre a família e o pediatra, iniciando uma relação de confiança e empatia, irá ajudar muito no trabalho conjunto pelo bem do bebê.

Gravidez Absoluta - O que é importante avaliar em uma consulta pré-parto com o pediatra?
Dr. Moises Chencinski - Esclarecer as principais dúvidas dos pais em relação ao bebê, indicação de literatura, orientação em relação às necessidades nutricionais e de saúde, como também das dicas para a gestante, esclarecendo dúvidas e tabus, para diminuir o estresse familiar.

Gravidez Absoluta - O que o pediatra avalia na consulta pré-parto?
Dr. Moises Chencinski - O pediatra faz uma avaliação da mãe e do bebê para um diagnóstico com o histórico de ambos, a partir dessas informações ele sabe como proceder com o bebê durante e após o parto. Nesse período leva-se mais em consideração as dúvidas e anseios dos pais com a chegada do filho e como vão se comportar diante dessa experiência única.

Gravidez Absoluta - Que tipos de informação o pediatra passa neste momento?
Dr. Moises Chencinski - Qualquer informação trocada nessa fase pode trazer resultados positivos e interessantes, tanto para a gestação e parto como para a vida futura dessa família e, em especial, do bebê (que é o foco do pediatra). O médico atento procura conhecer todos os fatores envolvidos nesse processo, desde os sentimentos dos pais em relação à gestação, se ela foi programada, os anseios, as preocupações e necessidades dessa família em relação à criança; até sobre as dúvidas e preocupações em relação ao tipo de parto (normal, de preferência), a escolha de hospitais, alojamento conjunto contribuindo para um maior vínculo entre mãe-filho.

Gravidez Absoluta - Qual o diferencial obtido da consulta com um pediatra-homeopata?
Dr. Moises Chencinski - A partir da 32ª semana já pode ter o acompanhamento de um pediatra homeopata. Durante a gestação e a amamentação, a mamãe e o bebê funcionam de uma forma harmônica, em sincronia. Assim, o que acontece com a mãe pode refletir em seu bebê e vice-versa. Essa ligação é tão marcante que, em muitos casos, o medicamento homeopático para o bebê é dado para a mãe tomar. A criança absorve o tratamento pelo cordão umbilical ou através do leite materno, ao mesmo tempo em que é nutrida.

Gravidez Absoluta - Em que momento acontece a primeira consulta do pós-parto?
Dr. Moises Chencinski - O pediatra que acompanha o pré-natal e segue a gestante até o nascimento pode fazer a primeira consulta na maternidade se houver alguma intercorrência, mas normalmente a primeira consulta é no consultório antes de completar um mês de vida.


Esse artigo foi publicado no Gravidez absoluta (27/06/2009).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545