Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Aumenta o número de medicamentos receitados para crianças

18/09/2010

Plantão / Publicada em 03/11/2008 às 13h13m
Reuters


CHICAGO - Cada vez mais crianças estão sendo medicadas para tratar doenças crônicas como asma e hiperatividade, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta segunda-feira na edição de novembro da revista "Pediatrics". Entre 2002 e 2005, as receitas de medicamentos para tratar diabetes 2 dobraram, as de remédio para asma aumentaram mais de 46% , aquelas para tratamentos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade cresceram 40% e as prescrições de drogas contra o colesterol subiram mais de 15%.

O estudo, baseado em registros de mais de 3,2 milhões de crianças entre 5 e 19 anos, foi realizado pela médica Donna Halloranm, do Instituto de Pesquisa Pediátrica, em Saint Louis, Douglas Mager, do Instituto de Saúde do Kansas, e Emily Cox, da empresa da área farmacêutica Express Scripts, que distribui medicamentos em todo o país.

Apesar de relacionarem o aumento no número de prescrições ao crescimento da incidência de doenças crônicas entre as crianças, os autores afirmam que a tendência pode refletir outros fatores como a maneira como os médicos vêem o uso de remédios em crianças. A equipe acrescentou que os programas federais que incentivam a pesquisa de medicamentos pediátricos geraram dados sobre segurança e eficácia que provavelmente deram aos médicos mais confiança para receitar este tipo de medicamento.


Essa matéria foi publicada no site NEC NETW (03/11/2008)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545