18/09/2010
Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, doença que atinge 30% da população brasileira, sendo que 50% dos casos acontecem na terceira idade e 5% entre as crianças e adolescentes.
Ainda não se sabe qual a causa exata da hipertensão, mas cerca de 40% dos infartos e 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) são causadas pela pressão alta. Por esse motivo, o acompanhamento clínico é de extrema importância para uma melhor qualidade de vida ao paciente. Entre os tratamentos oferecidos está a Homeopatia, uma especialidade médica que pode ser aplicada individual ou em conjunto com outros medicamentos de acordo com a necessidade do indivíduo.
"A homeopatia não trata apenas dos sintomas, mas sim do paciente como um todo, o que traz a possibilidade de controlar a pressão", explica o médico homeopata, pediatra e autor do livro "Homeopatia – mais simples do que parece", Dr. Moises Chencinski.
Dr. Moises diz que problemas de pressão podem ser ocasionados por vários fatores como obesidade, má alimentação, excesso de sal e que pode atingir pessoas de qualquer idade: "a hipertensão, pode aparecer a qualquer momento. Entretanto, é na 3ª idade onde elas se fazem mais presentes e prejudicam, em maior intensidade, a qualidade de vida dos indivíduos".
O especialista afirma que nesses casos, além do acompanhamento clínico, o paciente também deve ter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos, para manter a pressão estabilizada.
Esse artigo foi publicado no site Agência News Free (23/04/2008).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545