12/10/2010
Especialistas alertam que crianças devem dormir em horários regulares, e em local calmo. Insônia pode atrapalhar o desenvolvimento físico, mental, causando alterações de humor, apetite, falta de atenção, além de problemas no crescimento.
De acordo com a coordenadora da Sociedade Brasileira de Pediatria, Magda Lahorque, explica que é durante o sono que a criança tem a consolidação da sua memória e fixação de todas as atividades que aprendeu ao longo de todo o dia, além do pico do hormônio GH, responsável pelo crescimento, acontecer durante o sono, “se não há um bom sono, pode não ser atingida a estatura esperada”, afirmou a pesquisadora.
O médico pediatra e homeopata Yechiel Moises Chencinski, salienta que problemas emocionais podem interferir no sono das crianças. Atividades extracurriculares, cobranças, ambiente familiar conturbado e doenças, a exemplo da febre, podem ser fatores que influenciam no sono das crianças.
Outros hábitos como ingerir alimentos com cafeína, próximo ao horário de dormir, e dormir com a televisão ligada são vilões para a qualidade do sono, salienta Magda.
Ela recomenda que as crianças tenham temperatura agradável e com pouco barulho para dormir, além de atender ao número de horas de sono referentes à idade. Bebês por exemplo, dormem independente de ser dia ou noite. Após o sexto mês de vida, o tempo acordado aumenta e o sono cria uma certa regularidade, que se consolida a partir do 1º ou 2º ano de idade.
O médico pediatra acredita que rotinas devem ser estabelecidas desde os primeiros meses de vida. Caso todas as tentativas de criar esse hábito nas crianças não sejam atendidas, o uso da homeopatia pode ser um caminho, pois medicamentos fitoterápicos não possuem contra indicação e nem efeitos colaterais.
Essa matéria foi publicada no site Dilson Barbosa - Seu portal de notícias - Bahia (06/10/2010).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545