02/11/2010
A hora de dormir continua sendo um dos momentos de atrito entre pais e filhos, desde a mais tenra infância até a fase de adolescência.
Na maior parte das vezes, as crianças não dormem bem por responsabilidade (ação ou omissão) dos pais. Educar não é apenas pagar escolas, alimentar, levar para passear. Orientar limites, dar diretrizes de condutas sociais, mostrar caminhos e até colocar na cama na hora certa e de uma forma adequada são tarefas ligadas à criação dos filhos.
Todos conhecem ou se lembram do jingle da propaganda dos Cobertores Parahyba (1962)?
Já é hora de dormir
Não espere mamãe mandar
Um bom sono pra você
E um alegre despertar.
Traduzindo para o "eduquês":
Ir para a cama espontaneamente, na hora adequada, se possível, sempre no mesmo horário, apagar a luz e dormir sozinho – isso pode acontecer no mundo real?
Pode, mas depende de vários fatores.
Você sabia-1?
No ser humano, o ciclo do sono é formado por cinco estágios que duram cerca de noventa minutos (pode chegar a 120) e que se repetem quatro ou cinco vezes durante a noite.
Você sabia-2?
Você sabia que quando você adormece, os sentidos se perdem na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato?
E você sabia que ao despertar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição, visão, paladar e olfato.Assim, o tato é o último sentido a adormecer e o primeiro a despertar. Encostou, acordou.
Você sabia-3?
Paladar: perde-se rapidamente ao adormecer e é um dos últimos a "acordar". Essa é uma das razões para que, mamães desesperadas pelo fato de seus filhos não comerem o quanto ela gostariam que eles comessem, tenham a atitude (inadequada) de dar aquele leitinho que ele não toma de jeito nenhum quando está acordado. Não se deve alimentar quem está dormindo.
Você sabia-4?
As crianças crescem enquanto dormem. Isso é quase uma verdade.
Você tem o sono não REM e o REM(= Rapid Eye Moving - movimentos rápidos dos olhos).
O GH (Hormônio do Crescimento) tem 75% de sua liberação na 4ª fase do sono não REM, ou seja, quando a criança dorme (em sono profundo).
Entre outras funções, o GH ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Alguns estudos mostraram que as pessoas (inclusive crianças) que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.
Você sabia-5?
Crianças que não dormem pelo menos 10 horas aos 3 anos de idade têm maior chance de serem obesas aos 7 anos. Esse é o resultado de uma pesquisa recente e tem uma razão também. Junto com o GH, na mesma fase do sono, ocorre a liberação da leptina (hormônio de saciedade).
Quem não dorme a quantidade de horas recomendadas para a idade produz menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos. As conseqüências serão sentidas na balança.
Você sabia-6?
Outro fator que contribui para atrapalhar a regularidade do sono das crianças ocorre pelo fato de termos, atualmente, cada vez mais famílias com pais separados. Isso, por si só, não deveria interferir na dinâmica da criança. Mas, nessas situações, observamos uma grande quebra de regras e rotinas entre as casas, podendo gerar conflitos não só entre os pais, como entre pais e filhos. As crianças têm um delicioso e, às vezes, incômodo "instinto de sobrevivência" e vão buscar os limites até a (nossa) exaustão (eles não se cansam nunca). Se os pais não estiverem de acordo, mesmo separados nesse momento, a criança irá testar, desafiando, por exemplo, o limite da hora de deitar na casa de quem a faz ir dormir mais cedo.
Pausa até o próximo artigo, quando continuaremos abordando o sono de seu filho.
Esse artigo foi publicado no site Meu Bebezinho (21/10/2010)
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545