15/11/2010
Quem tem medo de avião, como a presidente eleita Dilma Roussef, já pode ter esperanças de voar mais tranquilo
por Monica Giacomini - Barcelona Soluções Corporativas
A aerodromofobia (medo de viagens aéreas) pode até fazer algumas pessoas perderem grandes oportunidades tanto de trabalho como de lazer. Seja qual for a origem do medo, é possível conseguir relaxar durante o voo, garante o Dr. Yechiel Moises Chencinski, médico pediatra e professor do Curso de Especialização em Homeopatia com ênfase em Saúde Pública e Estratégias de Saúde Para a Família, da Prefeitura de São Paulo.
"Na maioria das vezes, o hábito e a necessidade são importantes aliados para superar o medo de voar", explica o médico. Para ele, quanto mais viagens aéreas a pessoa faz, mais aprende mecanismos para controlar a ansiedade e se manter mais tranquila dentro do avião. "Mas se acostumar não significa, necessariamente, perder o medo", pondera. "Hoje em dia, é possível não deixar que o medo e a ansiedade interfiram de forma negativa em nossa vida profissional ou social".
Segundo o Dr. Moises, o uso de medicamentos para conseguir relaxar e dormir durante o voo é uma ocorrência comum, muitas vezes até a pedido dos pais quando viajam com suas crianças. Mas ele alerta que essa indicação deve ser sempre feita por um médico, evitando-se, assim, a automedicação e seus possíveis efeitos colaterais indesejáveis. "Opções homeopáticas, por exemplo, podem ser bastante eficazes e ajudar no controle da ansiedade. Mas mesmo essas terapêuticas ditas naturais devem sempre seguir uma prescrição médica", explica.
O "remedinho da Dilma"
A presidente eleita Dilma Roussef afirmou, essa semana, que já sofreu com medo de avião e que faz uso de um medicamento mais leve para conseguir dormir durante as viagens, para não dificultar o seu despertar. Para o Dr. Moises, não importa qual a "estratégia" utilizada para relaxar: o importante é se sentir bem e superar essas emoções. "Especialmente para quem viaja muito a trabalho, repousar durante os voos é fundamental", destaca. "Apesar de obter bons resultado com o uso do tratamento homeopático em pacientes que apresentam quadros de ansiedade e medo de avião ou de dirigir, por exemplo, eu também fiquei curioso para saber qual é esse remedinho ao qual a presidente Dilma se referiu".
Dicas para relaxar
Encarar e vencer o medo não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar a ter viagens de avião mais tranquilas. Segundo o Dr. Moises, concentrar a atenção em outras atividades pode ajudar a "esquecer" do voo. "A meditação, a leitura, a música e até filmes, no caso de viagens mais longas, são boas alternativas", aponta. Outra recomendação é não embarcar de estômago vazio e se alimentar durante a viagem. "A fome é um importante catalisador da ansiedade, ou seja: barriga vazia pode aumentar a sensação de nervosismo de quem sente medo ao viajar". Mas ele faz um alerta. "Se o quadro for mais intenso ou não se resolver através dessas medidas mais corriqueiras, é importante procurar apoio psicológico e orientação médica para o uso de remédios, se necessário".
Esse artigo foi publicado no site Consumidor RS - RS (14/11/2010), no site Saúde & Lazer (15/11/2010), no site Hangar-20 (16/11/2010), no site do Zero Hora (16/11/2010), no site Clic RBS (16/11/2010), no site do Paraná online (19/11/2010), no site Sentir Bem (19/11/2010), no site O Fluminense (21/11/2010), no site Melhor Amiga (25/11/2010), no site Vivendo a moda (26/11/2010), no blog Viaje mais... (14/10/2012).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545