Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Mitos na Homeopatia - ainda eles

23/11/2010

Parece que isso não acaba. Pois é! Muitos são os falsos conceitos criados sobre a homeopatia que geram idéias enganosas a respeito do seu modo de ação.


Você está preparado para conhecer mais um ditado popular, que lhe contaram a vida inteira de um jeito, mas que é diferente do que lhe disseram? Esse vai doer... Você conhece: "Batatinha, quando nasce, esparrama pelo chão..." Quando o correto seria: "Batatinha, quando nasce, espalha a rama pelo chão."

Então vamos desmascarar mais um conceito enganoso sobre a homeopatia:

"PODE TOMAR SEM MEDO PORQUE, SE NÃO FIZER BEM, MAL NÃO FAZ."

Mais uma vez a verdade passa por caminhos tortuosos. Só porque a homeopatia é uma forma terapêutica mais natural, e só porque o medicamento é muito diluído, isso não significa que ela não faça mal. Se não devemos nos automedicar com tratamento alopático, muito menos devemos fazer com homeopatia, que tem uma filosofia diferente.

Se nós dizemos que a Homeopatia é uma terapêutica holística, que enxerga o indivíduo como um todo, e que ela é um tratamento individualizado, nós não podemos, de forma alguma, medicar duas pessoas diferentes, mesmo que com doenças parecidas, com o mesmo medicamento. Pode até ser que isso aconteça, mas, antes de tudo, deve haver uma avaliação médica homeopática.

Se o medicamento estiver errado, em primeiro lugar, a doença vai progredir. E só isso já é o suficiente para que haja um grande malefício no uso inadequado do medicamento.

Além disso, há sintomas que podem ser criados pelo medicamento no sentido de curar uma doença, por exemplo, uma diarréia para curar um quadro de gota (problema de ácido úrico). E isso acontece em tratamentos não só homeopáticos. Mas, este mesmo sintoma (diarréia), se for muito intenso, pode levar o paciente à desidratação. E esse quadro já requer outra postura do profissional de saúde que estiver acompanhando o caso.

De qualquer forma, aquilo que se entende como efeito colateral ou como intoxicação não ocorre durante um tratamento com remédios homeopáticos. Se isso ocorrer, provavelmente o medicamento não é o mais adequado para o caso.

Em nosso próximo encontro, vou esclarecer aquele outro "causo" sobre não poder usar homeopatia junto com alopatia. Até lá!

LEMBRETE: Dia 21 de novembro foi o Dia Nacional da Homeopatia.

Aguarde grandes novidades!


Esse artigo foi publicado no site Plena Mulher (22/11/2010).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545