25/12/2010
Edilene Ribeiro
Final de ano, verão, férias escolares, a combinação é perfeita para sair da rotina e recarregar as energias para mais um ano de trabalho e estudos. Viagens longas e por vezes acompanhadas de congestionamentos nas estradas ou descoforto e atrasos na rodoviária ou nos aeroportos já são motivo para deixar qualquer um cansado, mas dores pelo corpo ou a manifestação daquele problema de saúde adormecido podem estragar o passeio.
O ortopedista e presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), Fabio Ravaglia dá dicas de como viajar por longos períodos sem dores, desconfortos, ou problemas de saúde ocasionados pelo tempo prolongado na posição sentada em ônibus, carro, avião ou trem.
Para não ter dores nos braços, nas pernas, inchaço nos pés e dores de ouvido o conselho de Ravaglia é simples: movimente-se!
Dores nos braços: estique-os para frente e dobre os cotovelos. Alongue um braço e depois o outro, passando-os por cima da cabeça, e não fique muito tempo na mesma posição;
Dores nas pernas: levante o joelho em direção ao peito, diminuindo o ângulo da parte de trás do joelho e retirando a coxa do do acento. Repita o processo com a outra perna. Estique a perna, deixando a parte de trás do joelho sem dobrar e repita com a outra perna.
Inchaço nos pés: Com os calcanhares no chão e os dedos para cima, role os pés de trás para a frente até que calcanhares e os dedos fiquem apoiados no chão para movimentar as plantas do pés. Estique os pés e dedos para baixo e para trás, aumentando o ângulo entre a parte superior dos pés e frente das pernas;
Dores de ouvido: é importante movimentar a língua e o maxilar. Mascar chiclete ou chupar balas podem ajudar a afastar as dores. É comum os bebês chorarem nestas horas porque têm maior sensibilidade nos ouvidos.
Médico ensina a manter calma durante voo
Quem tem medo de avião, como a presidente eleita Dilma Roussef, já pode ter esperanças de voar mais tranquilo. A aerodromofobia (medo de viagens aéreas) pode até fazer algumas pessoas perderem grandes oportunidades tanto de trabalho como de lazer. Seja qual for a origem do medo, é possível conseguir relaxar durante o voo, garante o pediatra e professor do Curso de Especialização em Homeopatia com ênfase em Saúde Pública e Estratégias de Saúde Para a Família da Prefeitura de São Paulo, Yechiel Moises Chencinski.
Segundo o médico, o uso de medicamentos para conseguir relaxar e dormir durante o voo é uma ocorrência comum, muitas vezes até a pedido dos pais quando viajam com suas crianças, mas ele alerta que essa indicação deve ser sempre feita por um profissional, evitando-se, assim, a automedicação. "Opções homeopáticas podem ser bastante eficazes e ajudar no controle da ansiedade. Mas devem sempre seguir uma prescrição médica", explica.
Relaxe e curta sua viagem sem traumas
- concentrar a atenção em outras atividades pode ajudar a ‘esquecer’ do voo. A meditação, a leitura, a música e até filmes, no caso de viagens mais longas, são boas alternativas.
- não embarcar de estômago vazio e se alimentar durante a viagem. A fome é um importante catalisador da ansiedade e barriga vazia pode aumentar a sensação de nervosismo de quem sente medo ao viajar.
Cuidados antes e depois de viajar
- Durma bem nas duas noites que antecedem viagens e procure descansar um pouco logo que chegar;
- É recomendado uma alimentação leve antes e durante a viagem. Convém evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes;
- Hidratação não é só o calor que desidrata. A umidade relativa do ar em uma aeronave fica entre 15% e 30%, um grau bastante baixo para a maioria das pessoas, que normalmente se sentem mais à vontade quando a umidade relativa do ar é de 45%;
- Muita gente sente enjoo durante as viagens, neste caso, convém consultar um médico para saber qual medicamento tomar antes de embarcar;
- O Conselho Federal de Medicina (CFM) preparou a cartilha "Doutor, posso viajar?", com recomendações para passageiros de avião, em especial grávidas, recém-nascidos, doentes do coração e pessoas com doenças respiratórias.
Essa matéria foi publicada no site do Metrô News (22/12/2010).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545