Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Festas de final de ano, comidas e as crianças: o que pode e o que não pode?

Fartura é o que não falta nas festas de final de ano. Mas, mais do que se preocupar com a gordurinha a mais adquirida nesta época e se preocupar com o biquíni, que tal prestar atenção também na alimentação das crianças?

25/12/2010

Alguns cuidados básicos adotados pelos pais podem ajudar no controle alimentar dos filhos nesta época de festas:

-Para crianças abaixo de seis meses de idade, ofereça apenas o leite materno. Essas crianças não precisam e não devem nem sequer experimentar outros tipos de alimentos nessa faixa etária;

-Ofereça sempre bastante líquidos (nessa época a hidratação é fundamental);

-A refeição pode até conter elementos tradicionais da ceia, mas deve ser balanceada e equilibrada;

-Lembre-se de oferecer frutas frescas podem ajudar também na digestão. As vitaminas e as fibras das frutas são fatores importantes na proteção contra os abusos alimentares das festividades.Não devemos “obrigar” nossos filhos a gostarem do que nós gostamos. Mas somos responsáveis por oferecer a eles a oportunidade de experimentar. Vamos ser realistas? Existe alguma chance de uma criança não comer panetone e doces nas festividades onde as famílias se reúnem para comer panetone e doces? Muito pouco provável, não é mesmo? Bom senso é tudo.

Os perigos do álcool  para as crianças, mesmo que seja “uma bicadinha"

Independentemente de cultura ou idade, é proibido oferecer qualquer quantidade, por menor que seja, de bebida alcoólica para crianças. O Dr. Moises Chencinski, pediatra, relata um episódio muito comum nos pronto-socorros nesse período: “Já presenciei em alguns plantões crianças chegando com quadros de intoxicação alcoólica graves, vindas de festas onde os pais davam um “golinho” da cerveja que tomavam só para comprovar o gênero macho dos seus filhos”. A questão cultural de algumas famílias se junta ao calor do verão brasileiro e ao estímulo desenfreado que os adultos exercem sobre o comportamento das crianças. As bebidas geladas acompanham a ceia. Cidras e champanhes são bebidas doces e podem ser agradáveis para o paladar de algumas crianças. Nunca dê bebida alcoólica para elas. Além de ser proibido por lei, é extremamente prejudicial, podendo, até, ser fatal. “É comprovado que quanto antes se oferece o estímulo alcoólico para pessoas com tendência ao vício, mais cedo e mais certamente esse hábito se instalará levando a sérios prejuízos à saúde futura desse indivíduo”, conclui o Dr. Moises.


Essa matéria foi publicada no blog Clube do Batom (21/12/2010)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545