Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Medicamento homeopático é alternativa para evitar efeitos colaterais indesejáveis em crianças

28/12/2010

Especialista explica cuidados no uso de medicamentos durante a infância.

Utilizar medicamentos homeopáticos é uma alternativa eficaz para evitar efeitos colaterais indesejáveis em crianças, segundo o médico pediatra e homeopata Yechiel Moises Chencinski. Durante a infância o organismo se encontra em constante desenvolvimento - neurológico, psicológico, endocrinológico e imunológico -, e alguns medicamentos podem alterar ou até mesmo prejudicar essa evolução.

"Os efeitos adversos de remédios podem ser agudos e causar vômitos, dores de cabeça, diarreia e tontura", explica o especialista. Segundo ele, reações indesejáveis geralmente são provocadas pelo uso contínuo ou repetido de algumas drogas e podem alterar funções mais nobres do organismo, como o crescimento e desenvolvimento ou prejudicar a atividade hepática e renal, por exemplo. "É preciso avaliar os riscos dessas ocorrências para se adequar ou até suspender e mudar o tratamento prescrito", afirma.

De acordo com o Dr. Chencinski, é muito importante que o médico esteja familiarizado com a medicação utilizada e que os pacientes tenham acesso facilitado aos profissionais de saúde. "Os medicamentos devem ser receitados corretamente e o uso deve contar com supervisão constante", salienta. "A qualquer sinal de prejuízo, esses tratamentos devem ser reavaliados e reorientados", aponta.

Crianças merecem atenção redobrada na administração de medicamentos - Algumas classes de medicamentos merecem atenção redobrada quando utilizados em crianças. Entre os mais comuns estão os antibióticos, corticoides, anti-inflamatórios, antidepressivos, quimioterápicos e até vacinas. "Isso não significa que esses medicamentos não tenham seus pontos positivos e suas indicações precisas no tratamento de muitas doenças", lembra o médico. "Algumas vezes essas medicações são fundamentais para salvar vidas humanas, independente de sua faixa etária", ressalta.

No caso dos medicamentos homeopáticos, eles podem ser utilizados em um grande número de pacientes para solucionar diversas doenças. "A homeopatia pode ser associada à alopatia, acupuntura, fitoterapia, entre outras, buscando o bem estar e o equilíbrio da saúde do paciente", lembra o Dr. Chencinski.

"Não existem efeitos adversos ou efeitos colaterais indesejáveis com o uso do medicamento homeopático agudamente ou de forma prolongada, nem a curto e nem a longo prazo", certifica. "É muito importante, no entanto, que sejam indicados por um profissional de saúde habilitado, o que é essencial para garantir a segurança do paciente de qualquer faixa etária", completa.


Essa matéria foi publicada no portal Fator Brasil (28/12/2010), no site Boa Saúde - UOL (28/12/2010), no site Saúde & Lazer (28/12/2010), no site Terapias Curitiba (28/12/2010), no site Profarma (29/12/2010), no site Gazeta Digital (29/12/2010), no site Yahoo - Jornal do Campus (29/12/2010), no site do jornal Port@Central (02/01/2011), no site do Jornal Correio da Semana - MT (03/01/2011), no site da Associação Nordestina Pró-Vida (04/01/2011), no site PressFloripa (05/01/2011), no site Snif Brasil (10/01/2011), no site Sindifarma JP - Paraíba (10/01/2011), no site Divirta-se Notícia (11/02/2011).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545