05/02/2011
Nesse ano, vamos tentar terminar com as maiores dúvidas relacionadas com a homeopatia. Dessa vez, vamos esclarecer duas meias-verdades de uma vez.
Não pode vacinar quem usa homeopatia
Este é outro conceito que não tem uma fundamentação em nenhum texto de homeopatia.
Enquanto estava em meu curso de formação em homeopatia, perguntei ao meu mestre e agora amigo (Dr. Marcelo Pustiglione), onde Hahnemann escreveu que não deveríamos vacinar ninguém contra as doenças. E ele me disse que em lugar nenhum, ao contrário. Em uma das poucas citações que Hahnemann faz às vacinas, ele elogia o criador da vacina anti-variólica (doença que matava muita gente naquela época). Hoje a varíola é a primeira doença considerada erradicada do mundo.
Mesmo assim, existe um grupo de homeopatas que é contra o uso de vacinas. Na minha opinião, as vacinas, desde que usadas de forma criteriosa, são fundamentais para a prevenção de doenças graves e importantes como a paralisia infantil, a meningite meningocócica, a hepatite B, para ficar em algumas. Além disso, elas são obrigatórias dentro do sistema de saúde brasileiro.
A homeopatia tem formas de prevenir e tratar os efeitos colaterais das vacinas. Assim sendo, acho que vale a pena vacinar nossas crianças, nossos adolescentes, nossos pais e avós.
Será que a homeopatia trata obesidade?
Não. Homeopatia não trata doenças e sim os doentes. Se algum médico te deu qualquer fórmula para tratar obesidade, quer seja alopática, quer seja homeopática, fuja, não use.
Aliás, não há milagres para se emagrecer. Manter-se dentro de um peso saudável requer um equilíbrio entre o que você consome e o que você gasta.
Assim, você precisa aprender o que comer (e não o que não comer porque isso você já está cansado de saber). Isso se chama reeducação alimentar.
Além do mais, é necessária uma atividade fisica, se possível a que te proporcione o maior prazer (caminhadas, natação, dança de salão, futebol, etc), para que se gastem as calorias adquiridas.
E, acima de tudo, é necessário um equilíbrio do indivíduo. Nisso, a homeopatia pode ajudar, especialmente porque contará a obesidade, a ansiedade como partes de um todo e não como o único problema a ser solucionado.
Algumas pessoas costumam dizer que engordaram porque pararam de fumar. Isso não é verdade. Elas pararam de fumar e passaram a comer e por conta disso engordaram. Se tivessem parado de fumar e, no lugar de comer, quando houvesse a crise de ansiedade, elas fossem correr no parque, certamente elas emagreceriam. Assim, a mudança de postura é fundamental.
Há coisas que o medicamento faz por você. Outras coisas, você mesmo tem que fazer.
Acho que em fevereiro terminaremos com as principais dúvidas e vamos partir para as soluções em homeopatia.
Em fevereiro, também, sai o segundo número da revista DOSES MÍNIMAS, falando sobre vários assuntos interessantes na área da Homeopatia: seu uso em epidemias, em doenças do verão, em animais de estimação, na odontologia e muito mais.
Essa matéria foi publicada no site Plena Mulher (04/02/2011)
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545