Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Higiene Bucal dos Bebês

12/02/2011

Cada fase da infância exige um cuidado especial com a higiene bucal. Tome nota destas dicas e previna problemas no futuro:

• Ainda nos primeiros meses, envolva o dedo em uma gaze embebida em água filtrada e limpe a gengiva delicadamente. Faça isso sempre que o bebê mamar para criar o hábito desde cedo.

• Com o nascimento dos primeiros dentinhos, você pode usar uma escova dental infantil sem creme dental.

• A primeira consulta do bebê com o odontopediatra, para orientação, pode ser feita logo após a erupção dos primeiros dentinhos.

• O creme dental com flúor só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir o excesso.

• Os dentes devem ser limpos após cada refeição e antes de dormir.

• Se as crianças comerem entre as refeições, escove os dentinhos logo em seguida.

• Com 3 anos de idade, a dentição de leite completa é de 20 dentes.

• Os dentes de leite começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos, então é importante levar a criança ao dentista para acompanhar o crescimento dos dentes permanentes.

Será que o bebê precisa usar chupeta?

O bebê que mama no peito normalmente acaba saciando sua necessidade de sucção. A chupeta deveria então ser evitada, já que estudos científicos comprovam que quando uma criança usa chupeta vai menos ao peito.

A chupeta existe para complementar esta necessidade de sucção, e se for usada, siga estas regras, para que não se crie um hábito:

Frequência – o uso deverá ser mínimo, sendo indicado só em momentos de stress ou para adormecer, mas não quando surgir qualquer choro. Sempre investigue as causas do desconforto (fome, frio, fralda suja, dor) antes de partir para a chupeta.

Duração – a chupeta deverá ser usada apenas até o bebê se acalmar ou adormecer. Quando ele a largar, não a recoloque.

Idade – o prazo para que a criança deixe de usar chupeta é até os dois anos, quando a fala fica mais desenvolvida.

Tipo – a forma ideal é ortodôntica, pois se adapta à cavidade bucal da criança. O tamanho deve acompanhar a idade de seu filho. O material ideal é o silicone, que deforma menos e é mais higiênico.

Para higienizá-la, lave com sabão neutro em água corrente e esterilize, fervendo-a por 5 minutos.

É importante desestimular o uso da chupeta. Tente mostrar ao seu filho que a chupeta é só para dormir e só deve ser usada enquanto ele estiver no berço.

Lembrete: o uso inadequado da chupeta poderá causar diversos problemas, por exemplo: os dentes de cima não se encostam aos dentes de baixo; os dentes de cima ficam projetados para frente; alteração dos padrões respiratórios, etc. Consulte um odontopediatra para orientação.


Essa matéria foi publicada no site Bebê Fácil (08/02/2011)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545