05/03/2011
Se você vai viajar durante o feriado de Carnaval, preste atenção nos cuidados que você deve tomar para o seu filho não ficar doente
Por Marianna Perri, filha de Rita e José
Sair da rotina e curtir as viagens para se aproximar da família fazem parte do Carnaval de muita gente- assim como os excessos dessa época do ano. Por isso, preste atenção no que levar na bagagem para que os pequenos não sofram e também aproveitem a folia.
Se a família for passar horas dentro do carro ou ônibus, é importante que haja planejamento: leve muito líquido, frutas e lanches leves. Também evite viajar quando o sol estiver muito forte e faça paradas pelo caminho.
Antes de viajar, planeje as refeições: o hotel tem restaurante com alimentos balanceados? A casa de praia fica perto do supermercado? Se for levar comida de casa, tome cuidado com maioneses, ovos, molhos e outros alimentos que necessitem de refrigeração e que possam estragar no calor.
Também evite pratos prontos ou lanches em todas as refeições. A alimentação das crianças deve se manter, mesmo durante as férias, assim como os horários das refeições. Evite os exageros e não ofereça alimentos que seus filhos não estejam acostumados apenas para que ele "experimente um pouquinho".
Em períodos de feriados, é comum que muitas crianças tenham alergia ou intoxicação alimentar, além de urticárias, diarréia, vômito ou desidratação. Na maioria das vezes, os quadros não são graves, mas podem fazer com que a família volte antes do previsto ou passe horas na fila do pronto-socorro.
Também vale lembrar que as crianças não devem ingerir bebidas alcoólicas, por menor que seja a quantidade – ou seja, aquele "golinho" na cerveja ou na batida da praia está proibido. A ingestão de bebidas alcoólicas por crianças é prejudicial e pode ser fatal.
Consultoria: Moises Chencinski, pai de Renato e Danilo, pediatra e homeopata.
Essa matéria foi publicada no site da Revista Pais & Filhos (03/03/2011)
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545