Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Amamentação sem mistérios

Dicas para amamentar seu bebê sem estresse nem desconforto

05/08/2011

Amamentar é um ato de amor, mas que nem sempre é fácil, principalmente para as mamães de primeira viagem. Se esse é o seu caso, saiba que é natural ficar cheia de dúvidas e inseguranças que vão desde a melhor forma de segurar o bebê, até machucados e fissuras que podem ocorrer nos seios em alguns casos.

De olho nisso, conversamos com Márcia Regina da Silva, enfermeira-obstetriz e coordenadora do Curso de Gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, que nos deu algumas dicas de como tornar a amamentação um momento extremamente prazeroso para mãe e filho e estreitar ainda mais o vínculo entre os dois. Confira.

Tranquilidade

"Não existe um lugar específico para amamentar. O importante é que seja tranqüilo e confortável, de preferência sem muita gente por perto. Se a mulher se sentir mais segura colocando um música, tudo bem. O importante é utilizar uma cadeira que a deixe com uma boa postura e se achar necessário, colocar uma almofada para corrigir a posição dela. Jamais coloque o recém-nascido sobre a almofada. O acessório serve apenas para a mulher".

Cuidados básicos

"Antes de amamentar, a mulher deve sempre lavar as mãos com água e sabonete. Se estiver usando pomada para fissuras, não é necessário lavar os seios pois, as pomadas usadas para esse fim não são tóxicas. Basta retirar o excesso de remédio, caso contrário o bebê sente dificuldade para sugar".

Como segurar o bebê

"As posições mais comuns para amamentar o bebê são a tradicional e a invertida. Na tradicional, o recém-nascido é colocado no colo da mãe, sendo que a cabeça dele deverá ficar na dobra do cotovelo da mulher e a mão dela segurando o bumbum do filho.

Para ter certeza de que a posição está correta, basta observar se a barriga do bebê fica encostada na barriga da mãe. Já na posição invertida, a mão da mãe segura a nuca do bebê e o corpo dele fica encaixado no braço da mulher.

Apesar de parecer mais difícil, é bem simples e bastante utilizada pelas mulheres que possuem gêmeos e amamentam os dois bebês ao mesmo tempo".

O bebê está mamando direito?

"Para saber se o bebê está mamando corretamente é preciso analisar a forma como ele suga o leite. O bebê deverá abocanhar o bico do seio e parte da aréola. 

A boca dele também abrirá e fechará em um movimento que lembrará a boca de um peixinho. A amamentação realizada corretamente não faz barulho, nem é dolorosa".

Atenção aos machucados

"Quando os seios da mulher ficam fissurados, com bolha e até sangram, é sinal evidente de que algo está errado, seja no jeito do bebê mamar, na posição incorreta ou na forma da mãe segurar o filho.

Neste caso, a mulher deve procurar ajuda na maternidade onde teve o bebê, consultar o seu obstetra ou o pediatra do recém-nascido para que seja orientada de como corrigir o problema".

O bebê só quer mamar de um lado

"Não se sabe por que, mas sempre tem um lado que o bebê gosta mais de mamar. É importante insistir para que ele pegue o outro lado. Para isso, o ideal é começar a amamentação sempre pelo lado mais difícil.

A mãe que desiste e deixa o bebê ser amamentado só de um lado, pode ter problemas como desconforto, já que o leite poderá empedrar.

Esteticamente, uma mama poderá fica maior do que a outra. Mesmo depois que a mulher parar de amamentar, um lado será menor, mesmo que esta diferença seja pouco evidente. No caso das mulheres que tem gêmeos, é comum amamentar os dois ao mesmo tempo.

Neste caso, quando for dar a próxima mamada, deve lembrar de inverter as crianças nos seios. Um bebê sempre irá mamar mais que o outro. Por isso, não se deve acostumá-los sempre de um único lado".

O leite empedrou?

"No caso do leite empedrar, faça massagens nos seios com os dedos indicador e médio. Os movimentos devem ser leves e circulares. A massagem começa no mamilo e segue para o resto do seio.

O ideal é que logo em seguida a mulher amamente o bebê ou tire o leite que está em excesso".

Como retirar o bebê do seio?

"Geralmente o bebê solta o seio sozinho após mamada, mas se ele estiver usando para chupetar, a mãe deve colocar a ponta do dedo mínimo delicadamente no canto da boca do bebê e ele soltará- o seio na mesma hora. Jamais puxe o bebê para retirá-lo do seio".

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545