Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como são feitos os medicamentos homeopáticos?

18/08/2011

A homeopatia não trata doenças, ela trata pacientes. Entenda de que são feitos os remédios homeopáticos
Madson Moraes

A grande vantagem dos medicamentos homeopáticos é que eles são feitos de substâncias da natureza, do reino animal, vegetal e mineral, sem aditivos químicos e, pelo seu modo de preparo (diluição), sem riscos de efeitos colaterais indesejáveis. Não existe na história da homeopatia, segundo o especialista, nenhum medicamento que tenha sido retirado de circulação por causar problemas na saúde ou até riscos de malformações ou de morte.

E as bulas homeopáticas? Nem precisa se preocupar porque não existem. Não há como indicar para que "serve" o medicamento. O remédio é usado para quem (paciente) e não para o quê (doença).

"Um paciente apresenta um conjunto de sintomas característicos em um determinado momento com algumas características (clima, horário, duração, intensidade, causa etc.) que representam a sua forma específica de reagir e indicam um remédio especial, individualizado. Assim, se a automedicação é ruim na alopatia, na homeopatia ela é muito pior, porque o medicamento é específico", afirma o médico e homeopata Moises Chencinski.

A homeopatia trata doenças?

Esse é mais um dos mitos que a homeopatia enfrenta em sua compreensão e utilização por parte das pessoas. A homeopatia não trata doenças. A homeopatia trata pacientes e, para isso, o médico homeopata faz uma consulta um pouco diferente e bem mais detalhada buscando conhecer mais como são as reações de cada paciente para poder entender como ele adoece.

"Assim, a homeopatia pode ser usada por qualquer paciente e em qualquer situação. Muitas vezes, o médico homeopata pode tratar esse paciente apenas utilizando o medicamento homeopático. Em outras vezes, mantém-se o tratamento que o paciente está recebendo (quimioterapia, radioterapia, antidepressivos etc.) e se associa o medicamento homeopático. Mas não há paciente que não possa se beneficiar do tratamento homeopático desde gestantes, recém-nascidos, crianças, adultos e até pacientes da terceira idade", conclui o homeopata.


Essa matéria foi publicada no site Tempo de Mulher - Ana Paula Padrão (16/08/2011)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545