08/10/2011
Já é bem estabelecida a associação do excesso de exposição a programas de TV com problemas de atenção e comportamento em crianças. Essa relação é sempre feita após longos períodos do estímulo.
Trabalho publicado em 12/09/2011 no Pediatrics (Jornal oficial da Academia Americana de Pediatria), realizado no Departamento de Psicologia da Universidade de Virginia, Estados Unidos, analisou o impacto imediato de diferentes tipos de programas de televisão em um grupo de crianças na execução de funções, através de testes reconhecidos.
Estudos anteriores já sugeriam uma associação entre a televisão e problemas tardios de atenção. A intenção desse estudo foi demonstrar se havia alguma interferência significativa em alguns testes psicológicos em pré-escolares imediatamente após assistirem apenas 9 minutos de um desenho popular mais agitado em relação a um desenho educacional ou a atividades de desenhar.
60 crianças de 4 anos de idade foram separadas aleatoriamente em 3 grupos:
- 1º grupo: assistiu a um dos cartoons mais assistidos pelas crianças nesssa faixa etária, considerado agitado (onde as cenas mudavam de lugar a cada 11 segundos) sobre uma esponja animada que vivia embaixo do mar.
- 2º grupo: assistiu um cartoon educacional sobre o dia-a-dia de típicas crianças pré-escolares (as imagens mudavam a cada 34 segundos)
- 3º grupo: recebeu lápis de cor e papel e desenhou durante esses 9 minutos.
Logo após essa sessão, os 3 grupos foram submetidos, cada criança individualmente em uma sala, a testes psicológicos tradicionais, enquanto os pais preenchiam um questionário relacionando a exposição à TV e o padrão de atenção das crianças.
Os resultados mostraram que o desempenho das crianças do 1º grupo (assistindo cartoons agitados) foi significativamente pior nas tarefas de execução de funções do que as crianças dos outros 2 grupos, comparando-se sua atenção, idade e exposição à TV.
A conclusão foi que apenas 9 minutos de exposição a determinados tipos de cartoons apresentam efeitos negativos imediatos na execução de funções em crianças de 4 anos. Os pais devem estar atentos de que, pelo menos temporariamente, as funções dessas crianças podem ser prejudicadas.
Os autores ainda ressaltam que esse estudo tem algumas limitações como, por exemplo, não saber qual o mecanismo dos desenhos que provoca esses efeitos, não ser possível estender os resultados para outras idades, não ter a noção da duração desses efeitos. Talvez a mais importante limitação seja a de que as crianças foram expostas a apenas 9 minutos do programa de TV e, normalmente, cada programa tem duração de 30 minutos e a exposição das crianças à TV é de 90 minutos por dia (10 vezes maior).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545