09/11/2011
Confira as dicas do pediatra Moisés Chencinski para o seu filhote se manter saudável e longe da deficiência de ferro no sangue.
Madson Moraes
Alguns cuidados devem ser mantidos na alimentação para evitar a anemia ferropriva. Confira as dicas do pediatra Moisés Chencinski para você manter a saúde da sua família sempre em dia.
- Aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida.
- Após o 6º mês, se não puder mais ser mantido o aleitamento materno exclusivo, oferecer fórmulas infantis que são enriquecidas com ferro.
- É absolutamente contraindicada a oferta de leite integral a crianças abaixo de 1 ano de idade. É um dos fatores mais comuns de micro-hemorragias intestinais que podem levar à anemia.
- Após 1 ano de idade, a criança deve receber, no máximo, 3 refeições de leite (importante fonte de cálcio, proteínas, vitaminas). Nessa idade, a criança já deve receber a dieta da família, bem equilibrada, contendo cereais, vegetais, legumes, frutas, carnes.
- Nunca substituir uma refeição salgada (almoço ou jantar) por leite. A refeição fica incompleta, inadequada e desequilibrada, além de aumentar o aporte de cálcio que pode inibir a absorção do ferro, levando a mais anemia.
- As refeições salgadas devem conter alimentos ricos em ferro-heme (carnes, aves e peixes). O fígado oferecido de forma regular (a cada 2 semanas) é uma excelente fonte de ferro. Vegetais de folhas verde-escuras nunca devem faltar nessas refeições e podem ter, como facilitadores, alimentos ricos em vitamina C como tomate, além das frutas (como sucos ou sobremesas que podem ser uma laranja, acerola, morango).
- Refrigerantes, chás, café devem ser evitados em crianças por interferirem de forma negativa na absorção do ferro.
Essa matéria foi publicada no site Tempo de Mulher (08/11/2011), no blog Pérola - Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso (20/11/2011).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545