25/11/2011
No Dia Nacional da Homeopatia, saiba mais sobre esse ramo da medicina
Hoje em dia, são cada vez mais difundidos e procurados os métodos alternativos para tratamento de doenças. Essa é uma tendência que tem se acentuado desde 2009, segundo estudos. Dia 21 de novembro é o Dia Nacional da Homeopatia, ramo da medicina que se popularizou neste cenário e que utiliza formas naturais para a cura de enfermidades.
Apesar do apelo que tem na atualidade, os estudos com relação à prática homeopática vêm se desenvolvendo há séculos. Desde 1990, a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) faz parte do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira (AMB). A homeopatia também faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para o SUS, devendo ser implantada nos municípios do país por suas respectivas secretarias da saúde. A regulamentação da produção e distribuição dos medicamentos homeopáticos fica por conta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Você sabia que o médico homeopata não prescreve seus medicamentos somente de acordo com a sua intuição e experiência prática no assunto? Esses profissionais cursaram uma faculdade de medicina comum, se especializando depois no ramo da homeopatia, às vezes até mesmo já tendo atuado em setores tradicionais da medicina. Há mais de duas décadas existe uma prova anual aplicada pela AMHB que visa à obtenção de Título de Especialista em Homeopatia. “Um medicamento homeopático é um remédio, e apenas o médico, o dentista e o veterinário homeopata estão habilitados a prescrevê-lo”, afirma o Dr. Moises Chencinski, pediatra homeopata.
É importante lembrar que, apesar do uso de produtos parecidos em suas formulações, homeopatia e fitoterapia são coisas diferentes. Mas elas podem ser usadas em conjunto - ou também se associarem a outras reconhecidas alternativas terapêuticas, como a acupuntura e a alopatia -, sempre visando a um maior benefício ao paciente e sob a orientação de um médico.
E como de médico e louco todo mundo tem um pouco, já diz o ditado, a gente pesquisou algumas soluções para enfermidades que são passadas de geração para geração e descobrimos se elas realmente funcionam. Veja: Os remédios naturais que realmente funcionam
Consultoria: Yechiel Moises Chencinski, pai de Renato e Danilo, é pediatra homeopata
Essa matéria foi publicada no site da revista Pais & Filhos (21/11/2011).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545