24/06/2012
10% da população brasileira apresenta os sintomas da doença e pelo menos seis pessoas morrem por dia em consequência da Asma
O Dr. Moises Chencinski alerta que com a chegada do inverno o movimento nos consultórios por causa de problemas respiratórios aumenta 30%.
A Asma é o estreitamento das vias aéreas, provocado por uma inflamação crônica que dificulta a respiração.
Isso a torna sensíveis a ácaros, determinados produtos químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou até mesmo exercícios físicos. Os sintomas mais comuns são o chiado no peito, a tosse, falta de ar constante e pressão no peito, que dificultam o dia-a-dia dos pacientes.
As gripes e resfriados, comuns nessa época do ano, costumam agravar o problema. O pediatra e homeopata Dr. Moises Chencinski, esclarece que a asma atinge pessoas de todas as idades, há tratamento e os sintomas podem ser controlados. "Esta obstrução à passagem de ar pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações e o paciente deve seguir uma rotina de cuidados. Com o fim dos sintomas, a crise passa e o portador de asma pode retornar às suas atividades normais".
De acordo com o Dr. Moises para prevenir a doença é fundamental que o paciente tome muito líquido, para ajudar a diluir a secreção nos brônquios; Evite a exposição a mudanças bruscas de temperatura; Evite o cigarro e pratique atividades físicas com regularidade, mas sem excessos. Segundo o especialista é fundamental que o paciente se mantenha calmo nos momentos de crise e procure o médico tão logo apareçam os primeiros sintomas.
"A doença não deve limitar a sua vida, caminhar, nadar e pedalar são atividades muito saudáveis e que contribuem para o tratamento", afirma.
A eficiência da Homeopatia no tratamento da Asma
Outra forma de tratamento recomendado é a homeopatia, especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que trata o indivíduo de forma holística, sempre analisando o todo. É simples, eficaz e pode ser aplicada de forma preventiva ou no acompanhamento da doença, evitando e tratando as crises. A falta de tratamento preventivo pode ser responsável pela morte de grande parte dos pacientes asmáticos no Brasil.
Na Homeopatia, pacientes de qualquer faixa etária podem se submeter ao tratamento. "Cada tipo de pessoa reage de uma forma individual ao tratamento homeopático. Isso depende de vários fatores. Pode ser um tratamento prolongado, mas seus efeitos devem ser sentidos logo no início da medicação. Em quadros agudos, por exemplo, o efeito tem que ser mais rápido para não permitir que esse quadro evolua e se agrave, pondo em risco até a vida desse paciente", afirma o Dr. Moises Chencinski, autor do livro "Homeopatia - mais simples do que parece".
Sobre o Dr Moises
Dr Moises é médico Pediatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Formado pelo CEPAH – Centro de Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia e autor dos livros HOMEOPATIA mais simples que parece (2007) e GERAR E NASCER um canto de amor e aconchego (2008). É Professor do Curso de Especialização em Homeopatia com Ênfase em Saúde Pública e Estratégias de Saúde da Família da Prefeitura de São Paulo em convênio com o Ministério da Saúde (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC). Dr Moises é idealizador da Revista Doses Mínimas, publicação inédita sobre homeopatia, e membro do Conselho editorial.
Essa matéria foi publicada no site Chris Flores (21/06/2012), no site Terceira idade conectada (21/06/2012), no site Saúde e Lazer (21/06/2012), no site da Revista Em Dia (21/06/2012), no site RH Central (21/06/2012), no blog D´Nenê (21/06/2012).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545