Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como tirar o bebê do banho nos dias frios

07/06/2012

Pediatra recomenda secar bem com a toalha os cabelos do neném e evitar o uso de talcos ou outros produtos que possam causar irritação
Lia Lehr


Dar banho no recém-nascido nos dias frios é motivo de preocupação para os pais, que temem que o filho pegue friagem e fiquem doentinhos.

Para quem tem em casa aquelas banheiras com trocador na parte de cima, a dica é manter a porta do banheiro fechada desde a hora em que começar a encher a banheira com água quentinha até a hora de trocar o bebê. Assim, o vapor do chuveiro deixará o local menos gelado.

Outra dica que os pediatras recomendam é dar o banho no bebê no meio do dia, quando a temperatura está mais quente do que na parte da manhã ou da noite.

"Quando retirar o seu filhote da água, coloque-o sobre a toalha aberta no trocador e seque-o de cima para baixo, sem esquecer das orelhas, dobrinhas e vãos entre os dedos das mãos e dos pés. A seguir, coloque a fralda, vista o bebê e penteie os cabelos com escovinha de cerdas macias", orienta o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

O médico faz um alerta sobre os cabelos do bebê. "Se ele tiver muito cabelo, evite deitá-lo no berço com os fios muito molhados, pois a umidade favorece o desenvolvimento de micoses. Creme para cabelos e condicionadores não são recomendáveis porque podem interferir na textura do cabelo e irritar o couro cabeludo", diz ele.

E se o bebê estiver com a cabecinha descamando? "Após o banho a mãe pode passar óleo de amêndoas doces para combater irritações. O uso de talcos, xampus ou colônias não é recomendável nos primeiros meses, pois os produtos podem desencadear alergias e a criança pode aspirar o pó para os pulmões, provocando problemas respiratórios", finaliza o pediatra.


Essa matéria foi publicada no site Chris Flores (25/05/2012)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545