26/08/2012
Participo de uma comunidade no facebook e lá apareceu essa pergunta que achei interessante e repasso aqui para conhecimento
by AMS - Aleitamento Materno Solidário on Saturday, 18 August 2012 at 04:58
1) Álcool e gestação: Risco de Síndrome Alcoólica Fetal, independente de quantidade. Assim sendo, ÁLCOOL É PROIBIDO NA GESTAÇÃO.
Segue link sobre o assunto da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
2) Álcool e amamentação: Essa orientação é do Manual de AMAMENTAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS do Ministério da Saúde de 2010.
Drogas consideradas lícitas,como o álcool e o tabaco, também devem ser evitadas durante a amamentação.
Álcool (Etanol) - Uso criterioso durante a amamentação. A ingestão de doses iguais ou maiores que 0,3g/kg de peso podem reduzir a produção láctea. O álcool pode modificar o odor e o sabor do leite materno levando à recusa do mesmo pelo lactente.
Algumas drogas são bem conhecidas por reduzirem a produção de leite. Como o crescimento do lactente está diretamente relacionado à síntese e ingestão do leite materno, o uso de qualquer uma dessas drogas pode representar risco de déficit ponderal, principalmente durante o período pós-parto imediato, época mais sensível para a supressão da lactação. As drogas com risco de redução da produção láctea são:
- Álcool (e outras). Assim, o risco do consumo de álcool durante a amamentação está, principalmente, na diminuição da produção de leite.
Por: Doutor Moises Chencinski - Pediatra
Essa matéria foi publicada no Facebook (18/08/2012).
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545