Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Brincadeiras para quando a criança está doente

09/09/2012

Se o seu filho está sem vontade de brincar, quieto em um canto, sem mostrar muita energia, pode ser sinal que está ficando doente. E nada pior do que ver uma criança sem vontade de brincar, não é mesmo?

Por isso separamos aqui algumas brincadeiras para fazer com as crianças quando elas estão de repouso em casa e precisam de mais atenção. Vamos às sugestões:

Brincar de estátua
Brinque de estátua estimulando que a criança fique em posições inusitadas. Você também pode "congelar" fazendo uma pose bem engraçada.

Fazer dobraduras e cataventos de papel colorido
Brincar de dobraduras pode entreter a criança e não requer esforço físico. Aposte em folhas bem coloridas e formas diferentes.

Brincar de esconder objetos
Para as crianças menores, brinque com objetos grandes e coloridos, que são fáceis de achar. Você e a criança também podem esconder um objeto para outro adulto que vai chegar (o pai, a mãe ou um irmão mais velho) e criar junto com a criança um "mapa do tesouro".

Brincar de espelho
Essa é simples: basta ficar de frente para a criança e imitar os movimentos dela e ela os seus. Quanto mais diferentes as caras e movimentos, mais divertida a brincadeira.

Desenhar
Nada melhor para entreter crianças do que um bloco de papel, giz de cera, canetas e lápis coloridos. Simples e prático.

Acampamento
Que tal fazer uma cabana para contar e inventar histórias? Um lençol grande e algumas cadeiras são suficientes para montar uma barraca em pela sala ou quarto.

Brincar com a imaginação, criando situações
Se a criança precisa ficar em repouso, que tal estimular a imaginação? Invente situações, como: E se você fosse um gigante? E se as pessoas pudessem voar? E se morássemos no fundo do mar? Invente situações e estimule que a criança também crie suas histórias.

Fazer telefone de latas
Um jeito divertido de se comunicar. Basta ligar duas latas com um fio (lã, linha, nylon) e conversar usando uma forma rudimentar de telefone. Se você brincava assim quando era criança, essa é mais uma história para rechear a brincadeira.

Escrever cartas para os amigos
Para crianças que têm que ficar em casa por alguns dias e faltar à escola, uma atividade divertida é fazer desenhos e cartas explicando para os amigos porque não vai à aula. Peça para a criança customizar cada carta com características ou a cor preferida de cada amiguinho.

Aproveite a brincadeira e crie o hábito: segundo o pediatra Moisés Chencinski, autor do livro Gerar e Nascer – um canto de amor e aconchego, a brincadeira cria laços entre os pais e as crianças. "Meia hora diária para brincar com os filhos é suficiente para incorporar essa atividade importante na rotina familiar", afirma Moisés.

E você? Qual brincadeira costuma fazer para animar seu filho quando ele está doente? Conte pra gente nos comentários.


Essa matéria foi publicada no site Casa do Brincar (07/09/2012)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545