Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Enurese e Homeopatia

09/09/2012

Você conhece a homeopatia?
Em entrevista para o espaço Palavra de especialista, Dr. Yechiel Moises Chencinski, médico pediatra e homeopata, esclarece questões sobre essa especialidade médica e os benefícios oferecidos do tratamento terapêutico de transtornos ou desequilíbrios identificados na infância, tais como Enurese Noturna.

Acompanhe na íntegra

O que é homeopatia? A partir de quando os pais podem procurar um Pediatra Homeopata?
Homeopatia é uma especialidade médica de mais de 200 anos, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980. É um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann para designar um método terapêutico no qual o princípio está baseado na máxima "o semelhante cura-se pelo semelhante". Não há uma restrição de idade para o uso do tratamento homeopático. A homeopatia pode ser utilizada desde a gestante, passando pelo recém-nascido, chegando à adolescência e até a 3ª idade.

Quais são os benefícios da homeopatia em relação aos tratamentos alopatas?
Cada caso é um caso e precisa ser avaliado individualmente. Não há nenhuma contraindicação do uso simultâneo, quando necessário, de diferentes formas de tratamento (alopatia, homeopatia, acupuntura etc). Nosso compromisso é com o paciente e não com essa ou aquela forma de tratamento. Custo mais acessível, ausência de qualquer efeito colateral indesejável, ação rápida, suave e duradoura e eficácia comprovada cientificamente são algumas das características que fazem da terapêutica homeopática uma ótima escolha.

O Pediatra Homeopata trata Enurese noturna?
O pediatra homeopata está habilitado a tratar crianças de forma geral com qualquer tipo de transtorno ou desequilíbrio, inclusive a Enurese Noturna. O homeopata encara seu paciente de forma global, avaliando-o em toda sua integridade e levando em considerações características de seu eixo psico-neuro-endócrino-imunológico.

A homeopatia pode ser considerada um tratamento alternativo para Enurese?
A homeopatia pode ser considerada uma alternativa de tratamento para Enurese e não um tratamento alternativo. Esse tratamento pode ser usado isoladamente ou em conjunto com outras medidas terapêuticas.

A homeopatia trabalha associada a outras especialidades, ou seja, acompanhamento Psicológico, Urológico?
Não há nenhuma contraindicação da associação do tratamento homeopático com qualquer outro tipo de tratamento ético, prescrito e orientado por profissional habilitado.

Crianças com Enurese recorrentemente tem distúrbios relacionados ao sono, como terror noturno, déficit de atenção e aprendizagem por noites mal dormidas. A homeopatia também trata estes distúrbios?
A homeopatia oferece grandes possibilidades de tratamento também nesses campos relacionados ao sono. Aliás, minha busca pela homeopatia se deveu ao insuficiente arsenal terapêutico que dispunha como alopata para o tratamento exatamente desses sintomas, especialmente o terror noturno, em crianças. E devo acrescentar que os resultados do tratamento homeopático nessa área (distúrbios de sono e aprendizagem) são irretocáveis.

Existe alguma dica ou recomendação para mães que convivem com a doença e querem ajudar os filhos a superar a Enurese de maneira saudável?
A melhor forma de resolver esse problema é inicialmente reconhece-lo. Assim que essa etapa foi superada, a busca pelo tratamento ético, por profissionais habilitados deve ser o próximo passo. Dar apoio e suporte à criança com esse tipo de problemas, sem criticá-la, sem pressioná-la, mas compreendendo a situação e a discussão ampla com os profissionais que cuidam dessa criança (pediatra, homeopata, nefrologista, urologista, psicólogo, entre outros) são passos importantíssimos no caminho da resolução desse problema que afeta a família, mas, principalmente, a criança.


Essa matéria foi publicada no site Sem xixi na cama (08/09/2012)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545