Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Quais são as brincadeiras certas para cada idade da criança?

19/10/2012

Uma dúvida muito comum entre os pais é saber qual a brincadeira certa para a idade de seus filhos. Quando será a hora ideal para brincar de bola? Ou para brincar com bonecos?

Para responder essas e outras dúvidas, damos dicas das brincadeiras para cada idade*, recomendadas pelo Dr. Moisés Chencinski, pediatra que já nos falou sobre as brincadeiras para quando a criança está doente.

Até os 3 meses

É nessa idade que o bebê começa a agitar objetos e a brincar. As melhores brincadeiras são as que envolvem barulhos, para que ele acompanhe e tente descobrir de onde vem o som. Chocalhos e bolas macias com sons são boas opções de brinquedos.

De 4 a 5 meses

Nesta fase, os estímulos visuais são muito importantes. Então brinque com objetos que brilham, de se esconder e aparecer.

De 6 a 8 meses

O bebê já começa a conseguir sentar, o que é por si só uma diversão. Ele continuará se interessando por brinquedos e atividades que tenham som. E não se esqueça de forrar o espaço com almofadas para que ele não se machuque.

De 9 meses a 1 ano

Aqui é a hora de apostar em cores, barulhos, formas diferentes… Perto de um ano de idade, todas as descobertas se somam, e ele vai querer levar tudo à boca. Então cuidado com peças pequenas. Uma brincadeira divertida é montar pilhas de objetos para que ele derrube.

De 1 a 3 anos

O bebê começa a andar, então brincadeiras que tenham movimento são as preferidas. Nesta fase eles também vão se interessar por bonecos, pois começam a reconhecer as partes do corpo.

De 3 a 5 anos

Eles adoram reconhecer o mundo através do tato, por isso atividades artísticas como pintura, colagem, modelagem estão entre as mais indicadas. Nesta fase também começam as brincadeiras de competição, como corridas, pega-pega, entre outras.

De 5 a 7 anos

Na fase da alfabetização, aposte em brincadeiras que usem letras e que associem os sons das palavras. Nessa fase também começam a se interessar por esportes.

*As idades mencionadas para cada brincadeira são apenas referências gerais. Assim, as crianças podem se envolver com brincadeiras de faixas etárias anteriores ou posteriores, depedendo do seu ritmo de desenvolvimento.


Essa matéria foi publicada no site Casa do Brincar - Vida em Família (16/10/2012)

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545