Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Homeopatia nas crises respiratórias e viroses

Do site Recriação

por Anderson Botan

28/01/2013

Vamos falar essa semana de um assunto muito importante para a sua saúde: a prevenção de doenças respiratórias e viroses, por meio da Homeopatia. Nos meses do ano próximos ao outono e inverno, quando a temperatura oscila entre 10 e 30 graus, temos dias mais frios e secos e é comum que as doenças conhecidas como oportunistas, ligadas à respiração e ao funcionamento do organismo, apareçam com mais frequência.

As crianças e os idosos, além das pessoas que passam grandes períodos em locais fechados, são os principais afetados. Uma das formas de se combater estas doenças oportunistas é por meio da Homeopatia. Além de cuidar dos sintomas, ela trabalha o organismo como um todo, segundo o médico Moises Chencinski. O tratamento proporciona, sem dúvidas, uma melhor qualidade de vida. Além da eficácia no tratamento a longo prazo, o medicamento homeopático é bem mais barato que os demais.

Segundo o médico, com a mudança no clima em um mesmo dia, pelo stress, a alimentação – na maior parte das vezes inadequada – nossos mecanismos de defesa se enfraquecem e ficamos mais suscetíveis a alterações da saúde. Mesmo assim, os quadros infecciosos de vias aéreas superiores, que são os resfriados, otites, amidalites, sinusites e laringites, entre outras, são muito comuns nessa época do ano. As crises alérgicas respiratórias como rinite, bronquite, entre as principais, apresentam-se também com grande intensidade, quase que durante o ano todo.

As alterações climáticas, a má dispersão de poluentes, o cigarro e os congestionamentos podem ser fatores agravantes desse quadro. E isso pode afetar tanto os adultos quanto às crianças que com eles convivem. As crianças sofrem pelo seu estado imunológico ainda em formação, pelas características (alérgicas) "herdadas" de seus pais. Os idosos sofrem pela "queda" de seu estado imunológico, já tão utilizado durante um longo tempo.

Antes da prescrição de qualquer tratamento, o mais importante é a prevenção. Uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e mudança de estilo de vida são importantíssimos primeiros passos. O tratamento e a cura desses quadros alérgicos ou infecciosos, bem como de qualquer alteração de saúde, deve passar, sempre, por uma consulta médica com profissionais capazes, éticos e criteriosos.

No caso da Homeopatia, o médico primeiro busca conhecer o indivíduo como um todo. Cada indivíduo adoece de uma forma específica e é através do conhecimento desse mecanismo que o médico homeopata vai buscar retornar seu paciente ao equilíbrio. Na Homeopatia, o médico busca modificar a forma de reagir do organismo. Ela pode ser usada tanto em quadros agudos como em crônicos, levando a uma melhora e até ao desaparecimento dos sintomas.

Vamos então buscar uma melhor qualidade de vida ao nosso organismo!

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545