Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Sonecas garantem o desenvolvimento do bebê

Do site Bolsa de Bebê / Bolsa de Mulher

Alguns bebês têm muita dificuldade para pegar no sono, deixando suas mães à beira de um ataque de nervos. Às vezes tudo parece bem, ele está embalado no colo, mas abre o berreiro quando é colocado no berço.

Por Marina Lopes

12/06/2013

 

Os recém-nascidos dormem bastante, entre 16 e 18 horas por dia, e acordam várias vezes durante a noite. Com o passar dos meses, o volume de sono diminui e as sonecas diurnas ajudam a complementar a necessidade diária.

Confira abaixo a relação idade x sono feita pelo pediatra Moises Chencinski. Nela, você confere quanto tempo o bebê deve dormir por dia em uma situação ideal.

Recém-nascidos
16 a 18 horas

2 a 6 meses
14 a 16 horas (5 horas dessas, de sono diurno)

6 a 12 meses
12 a 14 horas (3 horas dessas, de sono diurno)

1 a 6 anos
10 a 12 horas por noite.
Até os 2 anos – 2 soninhos diurnos de 1 hora cada.
Dos 2 aos 3 anos – 1 soninho diário de 1 hora.
Acima dos 3 anos – não há necessidade de sono diurno.

Vale ressaltar que esta é uma média, o que não significa que todas as crianças vão segui-la a risca, pois o sono é uma necessidade individual. “É importante observar como o bebê se comporta a partir desta relação de horas e se ele tem a necessidade de dormir durante o dia”, diz o especialista. Isso significa que se o pequeno mostrar-se disposto e ativo sem dormir à tarde, o sono não deve ser forçado.

Amamentar com tranquilidade, criar um clima agradável, com um ambiente calmo, fresco e silencioso, sem muitas condições para distrair ou agitar o bebê e rotinas de sono são requisitos importantes para induzir o repouso e favorecer o sono em qualquer horário, para qualquer idade.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545