Do site do Instituto Filantropia
Por Thais Mendes Iannarelli
23/07/2013
O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, a ser realizada de 1º a 8 de agosto, é Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!, destaca a importância dos Grupos de Mães ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação.
Segundo o médico Moises Chencinski, o apoio para manter a amamentação, cerne da campanha, pode ser realizado de muitas formas. “Tradicionalmente, a família oferece suporte à mulher que está amamentando. Porém, em cada sociedade, em particular com a urbanização crescente, é necessário ampliar este círculo de apoio, que pode ser formado por profissionais de saúde capacitados, conselheiros em amamentação, líderes da comunidade, amigas que também são mães e pelos pais e/ou companheiros”, diz.
Os objetivos da semana são conscientizar sobre a importância do grupo de mães, informar ao público sobre os benefícios do grupo de mães, incentivar quem apoia a amamentação, identificar apoio comunitário para as mães e convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 passos para uma amamentação bem-sucedida.
O evento é promovido pela WABA – Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação – uma coalizão global de pessoas, organizações e redes, dedicada a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno no mundo todo, fundamentada na Declaração de Innocenti, nos 10 Passos para Nutrir o Futuro, na Estratégia Global da OMS/UNICEF para Alimentação do Lactente e crianças pequenas.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545