Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Dicas para amamentar gêmeos

Do site Bolsa de bebê / Bolsa de mulher

Amamentar um bebê costuma gerar muitas dúvidas entre as mulheres, especialmente as que são mães de primeira viagem. As dúvidas aumentam ainda mais quando é o caso de amamentação de filhos gêmeos. “Cada caso é um caso e precisa ser analisado individualmente, ou, nesse caso, em dupla. Respeitar as necessidades das crianças passa a ser um dos pontos centrais, até que se estabeleça uma rotina”, explica o pediatra e homeopata Moises Chencinski.

por Mariana Bueno

07/10/2013

 

Muitas mães preferem amamentar os dois bebês ao mesmo tempo, prática que favoreceria a distribuição do tempo do dia, a produção do leite materno, o sono simultâneo dos bebês, a rotina e a dinâmica da casa. Porém, há situações em que os bebês têm ritmos diferentes e, pelo menos no início, não sincronizam seus horários. Nesse caso, é importante ter a ajuda da família para que essa mãe consiga, no intervalo picado que sobra durante o dia, descansar e ter suas outras atividades (comer, tomar banho, suas necessidades fisiológicas).

gemeos-amamentacao-1

 

Como amamentar gêmeos

- Um ou dois bebês mamando podem sempre apresentar o mesmo problema: a pega adequada. Ela deve ser na aréola, não no mamilo, com lábios para fora, ocupando pelo menos 70% da área da aréola.

- Se os bebês não são colocados exatamente ao mesmo tempo para mamar, comece pelo bebê que está mais adaptado na pega.

- Cada bebê vai mamar um seio por mamada. Isso costuma ser suficiente. Assim, cada bebê poderá mamar o leite do início, que é mais rico em água, proteínas e carboidratos, e o do fim, rico em gordura, para saciar a crescer.

- É interessante que a cada mamada se troque o seio oferecido a cada criança. Assim, cada bebê mamará dos dois seios. “Isso poderá ajudar no desenvolvimento da musculatura orofacial e na adequação das mamadas, com oferta de leites que podem ser até um pouco diferentes em sua composição”, explica.

- Sugando uma mama haverá o estímulo da outra, que pode até começar a pingar, favorecendo a sucção do outro bebê.

- A produção de leite aumenta conforme o estímulo da sucção dos bebês é maior. Assim, a orientação continua sendo a de aleitamento materno exclusivo, em livre-demanda, pelo tempo que cada bebê quiser mamar.

- Apesar de todo o esforço, em algumas situações o processo não evolui como todos esperam. Nesses casos, procure um profissional de saúde que saberá ajudar da melhor forma.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545