Do site Tempo de Mulher
Sim, evite levar bebês para a folia! E se for se divertir com a garotada, dê alimentos saudáveis em casa. Nas ruas, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Confira!
por Redação
05/02/2015
7 dicas para curtir o Carnaval com as crianças
Foto: Divulgação/Bloquinho
Os blocos de Carnaval de rua prometem movimentar as principais cidades brasileiras. Em São Paulo, a Banda do Bloquinho é uma das que promete agitar a folia da garotada. Para pais e mães que vão levar bebês ou crianças para participar da festa nas ruas é preciso ficar atento a algumas dicas para garantir conforto e segurança a todos.
Bom se você tem um bebê e está em dúvida se deve levá-lo ou não para folia, anote a dica! A opinião de Moises Chencinski, médico especializado em pediatria e homeopatia, é que essa não é uma atitude cuidadosa e até de respeito com as crianças. Ele recomenda não levar um bebê em amamentação para as festividades de carnaval porque isso pode afetar o humor, a rotina e interferir de uma forma significativa na dinâmica e na rotina do seu filhote.
Além disso, a maioria dos bebês ainda não está vacinada adequadamente e, portanto, está mais suscetível a infecções (vírus e bactérias). Sem contar os choques térmicos, o calor excessivo (desidratação), o excesso de ruídos e a exposição solar indevida. Sim, tudo o que um ambiente de rua no Carnaval proporciona.
"Bebês precisam de rotina. No caso das crianças de colo, além de não ganharem nada com essa atividade, podem até ter prejuízo na alimentação, no sono e na rotina, trazendo consequências danosas como insônia, terror noturno, pesadelos e excitabilidade. O ideal é não tirar os bebês de sua rotina e adiar, pelo menos por um ano, a participação da criança em blocos de Carnaval. Outra coisa que não podemos esquecer é que muitos pequenos maiores não têm noção do perigo e, pela sua curiosidade natural, podem se perder distraídas no meio da multidão", adverte Moises, autor do livro "Gerar e Nascer – Um canto de amor e aconchego" e "Homeopatia – Mais simples do que parece".
Por sua vez, a alimentação é outro item que merece atenção nessa hora. "Na ausência de uma refeição saudável para crianças, o ideal é fazer uma programação na qual o pequeno se alimente em casa, antes de sair. Vale também levar frutas e alimentos frescos e saudáveis, além de muito líquido (hidratação é absolutamente fundamental). Barracas de Carnaval não garantem alimentação segura e higiênica. Portanto, estes lanches - que não são saudáveis - podem trazer consequências drásticas e muito sérias às crianças", adverte o médico.
Quer mais dicas?
Foto: Thinkstock
Pais e mães, evitem sprays de espuma e neve, bem como a serpentina artificial.
Eles são perigosos porque contém substâncias químicas que podem causar irritação ou sensibilidade na pele e olhos.
"Estudos recentes demonstraram que, quando o contato com esses sprays é prolongado ou usados sob o sol, eles podem ter seus malefícios potencializados. Recomenda-se, nestes casos, lavar a pele e os olhos o mais rápido possível após o contato. Já as máscaras devem ser usadas com muito cuidado porque, durante a brincadeira do carnaval, elas podem se deslocar e prejudicar até a respiração da criança", adverte Moises.
Foto: Thinkstock
Blocos de carnaval costumam ficar sempre lotados, então, vale identificar a criança de alguma maneira.
Coloque, por exemplo, uma pulseira ou etiqueta com nome do responsável e número do telefone no braço da criança (não se esqueça de carregar o celular antes de sair de casa!). Outra dica é deixar o cartão do seu trabalho com essas informações, no bolso dos pequenos.
É importante explicar para eles que isso é um recurso de segurança caso se percam. Claro que ninguém vai sair por aí perdendo suas crias, mas seguro morreu de velho.
Foto: Thinkstock
Crianças não costumam ligar para água e não percebem o corpo em desidratação.
Então, encha a garrafinha de água assim que sair de casa para curtir o Carnaval e, sempre que possível, encha novamente.
Sucos e frutas frescas e bem conservadas também ajudam a manter o corpo hidratado.
Foto: Thinkstock
Não custa nada preparar sanduíches saudáveis em casa para as crianças comerem durante a folia do Carnaval.
Mas se você não tiver como deixá-los prontos, opte por frutas e iogurtes. "É bom sempre ficar atento à higiene e à conservação dos alimentos que serão consumidos, principalmente fora de casa ou nas praias, clubes e hotéis. Maioneses, ovos, molhos e cremes necessitam de preparos cuidadosos e conservação impecável para que não causem reações graves como intoxicações alimentares. Isso poderia gerar quadros febris, diarreia, vômito e até a desidratação", observa Moises.
Foto: Thinkstock
Nesse calor, esqueça aquelas fantasias megaproduzidas e pesadas.
Opte por uma produção mais leves e de cores claras, que sejam folgadas e que permitam a circulação do ar pelo corpo da criança.
Não se esqueça de escolher sapatos confortáveis e que seu filho já esteja acostumado a usar.
Foto: Thinkstock
Os banheiros químicos instalados pelas ruas nem sempre são convidativos.
E não vale fazer xixi na rua! Levar lenços umedecidos e protetores de assento pode ajudar ao encarar um banheiro químico.
Outra opção é achar um bar ou restaurante e utilizar os banheiros de lá.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545