Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Fraqueza e moleza na criança podem indicar quadro de anemia em ferro

Do site Tempo de Mulher

Perda de apetite, alterações no sono e até mesmo preguiça de brincar? Fique esperta: seu filho pode estar com anemia. Saiba mais sobre o problema!

por Redação

29/07/2015

Seu filho ou filha apresenta sinais de apatia, irritabilidade, pouca capacidade de concentração e aprendizado, perda de apetite, alterações no sono e até mesmo uma ligeira preguiça na hora de brincar? Fique esperta: ele pode estar com anemia! Mas você não precisa perder noites de sono por isso: uma alimentação rica em ferro vai ajudar a resolver o problema e devolver vigor e disposição para a criança.

É preciso entender que a anemia não é causada apenas pela deficiência do ferro. Isso porque o ferro é um nutriente essencial para a vida porque atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

As anemias podem ser causadas pela falta de vários outros nutrientes como zinco, vitamina B12 e proteínas, mas a causada por deficiência de ferro, chamada de anemia ferropriva, costuma ser a mais comum e representa a deficiência nutricional de maior prevalência em todo o mundo: três milhões de casos, ou seja, mais de 1/3 de toda a população mundial. 

Mas não são apenas as crianças que podem ser afetadas. Gestantes, mulheres em amamentação, meninas adolescentes e adultas em fase de reprodução, homens adolescentes, adultos e idosos, todos podem ser afetados.

Uma dieta equilibrada (caso de refeições com uma carne, verdura e legume; além de uma fruta ou suco para melhorar a absorção do ferro) já pode garantir a quantidade diária de ferro necessária para o organismo. No entanto, de acordo com o pediatra Moises Chencinski, a alimentação rica em ferro pode, no máximo, manter os níveis de ferro dentro da normalidade, mas não há como corrigir uma anemia apenas com base na alimentação.

"Quanto mais precoce a falta de ferro, maior o risco de anemias com sintomas como apatia, irritabilidade, redução da capacidade de concentração e aprendizado. Isso sem contar uma menor resistência a infecções com reflexos diretos no crescimento e desenvolvimento físico e mental adequado dessa população", afirma. O médico explica que a mulher, em especial a gestante, a criança de até 4 anos e adolescentes são os grupos biológicos mais vulneráveis para desenvolver um quadro de anemia em ferro.

Para diagnosticar a anemia na criança, o pediatra deve solicitar um exame de sangue para saber se há alteração na concentração de hemoglobina [que tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para todo corpo]. E, para descobrir se a anemia é causada pela falta de ferro, os exames conhecidos como "ferritina" e "ferro sérico" mostrarão a quantidade do nutriente no organismo.

"De acordo com a necessidade, o médico pedirá exames laboratoriais de sangue, fezes, urina, radiografias para diagnosticar a anemia e suas possíveis causas. O que deve ser ressaltado é que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente", explica Moises.

Quer saber quais alimentos são ricos em ferro e conhecer dicas para prevenir as anemias na criançada?

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545