Do site Bebê Mamãe
Saiba tudo sobre a mamada noturna, os sinais de que o bebê está pronto para este desmame e muito mais
Por: Bruna Romanini
29/07/2015
Foto: Getty Images
É natural que o bebê nos primeiros meses de vida acorde com frequência para mamar no peito. Afinal, quando estava no útero o pequeno se alimentava quando desejava. “Então, é impossível esperar que após cortar o cordão umbilical ele vá aceitar comer de 3 em 3 horas”, observa o pediatra Moises Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Além disso, o ritmo de sono do bebê é muito diferente do adulto. “Os adultos têm um ciclo circadiano que dura cerca de 24 horas, período do dia em que comemos, dormimos e acordamos. Na hora que escurece, é liberado um hormônio que vai induzir o sono. No bebê, até o terceiro mês o sistema que produz esse hormônio é extremamente imaturo. Assim, o ciclo é menor do que 24 horas e o pequeno irá comer durante o dia e a noite, dormir de dia e a noite, etc”, conta Moises Chencinski.
A partir dos três meses a produção deste hormônio relacionado ao sono começa a se estabilizar. Contudo, o bebê só começa a dormir uma noite inteira por volta de um ano de idade.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545