Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Pesquisa aponta a importância da rotina no sono das crianças

Do site da Chris Flores

Seu filho dorme bem à noite? Estudo aponta que hábitos simples todos os dias são fundamentais para garantir uma noite inteirinha de descanso

09/07/2015

Apesar de serem fisiológicas, algumas questões ainda trazem dúvidas e, principalmente problemas quando temos que “enfrentar” as crianças.

A alimentação, o ritmo do intestino e o sono parecem ser fantasmas eternos na vida das famílias e as consultas pediátricas revelam essa realidade, no mínimo curiosa.

O estabelecimento de uma rotina com atividades antes de se apagarem as luzes é sempre recomendada como parte de hábitos saudáveis. Mas nenhuma avaliação havia medido a importância dessa rotina no adormecimento das crianças.

Um estudo recente, publicado no jornal Sleep (uma publicação conjunta da Sleep Research Society e da American Academy of Sleep Medicinemostra uma realidade tão simples, mas tão difícil de ser posta em prática, mas que poderia beneficiar uma grande parte das famílias: a rotina continua sendo fundamental.

Um questionário sobre sono foi respondido por mães de 10.085 crianças entre zero e 6 anos de idade, de 14 países (Austrália, Nova Zelândia, Canadá, China, Hong Kong, Índia, Japão, Coreia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos). Mais de 50% dos participantes referiam que não havia uma rotina pré-estabelecida para colocar a criança para dormir todas as noites.

E como se esperava, os resultados apontavam que ter uma rotina diária na hora de dormir está associado com uma melhoria na qualidade e quantidade de sono das crianças nessa faixa de idade e sugere que essa rotina seja instituída o quanto antes possível.

A noite de sono foi de pelo menos uma hora a mais em crianças com rotina diária quando comparada às noites de quem não tinha rotina nenhuma, além de dormir mais cedo, adormecimento mais rápido e menos despertares noturnos.

E não imaginem que as ideias sejam mirabolantes e mágicas. O que os autores definiram como atividades possíveis são ações simples, agradáveis e relaxantes, tais como um banho morno, escovar os dentes e ler uma história. A presença dos pais e essas pequenas ações podem ser fundamentais para que a criança atinja um sono saudável.

Porém, uma das conclusões mais interessantes do estudo é que os resultados eram “dose-dependentes”.  Quanto antes se inicia essa rotina e quanto mais noites elas são repetidas, maiores as possibilidades de uma “noite de paz”. E os resultados foram semelhantes em todos os países estudados.

Outra consequência observada foi que as crianças que dormiam melhor, por conta da rotina de adormecimento, tinham menos distúrbios de sono e, segundo os relatos das mães, menos problemas de comportamento durante o dia.

Assim, desde cedo é importante que essas rotinas antes do sono sejam adotadas e que, mesmo durante o período de férias, elas sejam mantidas. Essa é uma boa base para prevenir problemas de sono.

Mas, se apesar de seguir todos esses passos, seu filho ainda não dorme bem, converse com seu pediatra. Pode ser necessário se fazer outras intervenções e, a cada idade, a cada fase da vida, a abordagem pode requerer ações mais específicas.

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545