Do site da Revista Crescer
É perigoso? Há tratamento? Entenda
por Adriana Toledo
25/08/2015
A língua geográfica é benigna e acontece quando as papilas, que são as pequenas ranhuras presentes na língua, desaparecem em alguns pontos da superfície e revelam placas avermelhadas de diferentes tamanhos. Elas são envoltas por áreas esbranquiçadas, que lembram um mapa.
Não há um tratamento específico – o problema tende a desaparecer com o passar dos dias, mas a duração varia de pessoa para pessoa.
Ainda não se sabe exatamente as causas, mas acredita-se que exista um caráter hereditário e esteja associado a questões como estresse, asma e alergias. Dificilmente, a língua geográfica provoca dor. Haverá apenas um incômodo ao ingerir alimentos quentes ou picantes.
Fontes consultadas: Denise Abranches, coordenadora do Serviço de Odontologia do Hospital São Paulo, da Unifesp; Tadeu Fernando Fernandes, presidente do departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Yechiel Moisés Chencinski, membro do departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Sandra Kalil Bussadori, da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); Paulo César Rédua, presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO); e Flavia Konishi, também da ABO.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545