Do site Bolsa de Mulher
A principal e melhor opção para alimentar crianças de até 1 ano é o leite materno, exclusivamente até os 6 meses e complementado com alimentos até os 12 meses. Essa é a recomendação de grandes estudos e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
por Beatriz Helena
23/09/2015
No entanto, existem situações que dificultam ou impedem a amamentação e, nesses casos, outros tipos de leite devem ser oferecidos. De acordo com o pediatra membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Moisés Chencinski, o leite de vaca integral não é um deles porque pode ser prejudicial para a saúde dos pequenos.
Leite de vaca para crianças: pode?
“O leite de vaca não deve ser oferecido para crianças com menos de 12 meses”, recomenda. Segundo o médico, o problema está em sua composição, que difere muito do leite materno e, portanto, do que o organismo do bebê consegue digerir.
Aumento dos riscos de obesidade infantil e da alergia à proteína do leite de vaca estão entre as principais consequências do consumo inadequado.
Fórmula de leite para crianças
Portanto, para esses casos, a melhor recomendação são as fórmulas, preparadas com nutrientes que tentam se aproximar das características do leite materno. No mercado estão disponíveis diversos tipos e, para escolher o adequado para cada situação, um pediatra ou nutricionista infantil deve ser consultado.
Moisés, no entanto, faz um alerta. “Quando o bebê ainda tem a chance de voltar a mamar no peito, é importante buscar auxílio para solucionar o problema e não oferecer a fórmula em mamadeiras para que ele não confunda os bicos e desmame ainda mais rápido. O copinho é a melhor saída”.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545